Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Morre, aos 93 anos, o ex-governador do RN Lavoisier Maia

Foto: Arquivo Família

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Lavoisier Maia Sobrinho, morreu na manhã desta segunda-feira (11), aos 93 anos. O também ex-senador estava internado em casa, sistema home care, e teve uma infecção gerenalizada que ocasionou seu falecimento. O corpo do ex-governador será velado na Catedral Metropolitana de Natal a partir das 16h.

Lavoisier Maia Sobrinho nasceu no dia 09 de outubro de 1928 na cidade Almino Afonso (RN), mas foi registrado em Catolé da Rocha (PB), filho de Lauro Maia e Idalina Maia. Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Lavoisier Maia fez especializações em Planejamento de Saúde, na Universidade de São Paulo (USP) e em Ginecologia e Obstetrícia, com o título conferido pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Em 1957 passou a residir em Natal.

Na capital potiguar iniciou sua carreira atuando como médico e professor do Departamento de Tocoginecologia, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também foi diretor da Maternidade Escola Januárico Cicco. Antes de assumir mandato eletivo, foi convidado para atuar em diferentes cargos administrativos. Entre 1975 e 1978 foi Secretário de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, no decorrer do mandato de Tarcísio Vasconcellos Maia (1975-1979).

Foto: Reprodução/ Instagram

No ano de 1979, filiado à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), foi nomeado governador do estado do Rio Grande do Norte. Dentre as ações que marcaram sua gestão, construiu moradias populares e empreendeu medidas que visaram solucionar o problema do abastecimento de água, assim como garantir a eletrificação das cidades rurais. Em 1980, com o fim do sistema bipartidário e a consequente criação do Partido Democrático Social (PDS) em substituição à ARENA, tornou-se filiado ao PDS. Em 1984, após o término de seu governo, assumiu o cargo de assessor do Ministério da Saúde para o Rio Grande do Norte. No ano seguinte, foi escolhido Presidente do Diretório Regional de seu Partido, com mandato até 1986.No ano de 1987 elegeu-se para o Senado Federal.

Em fevereiro do mesmo ano, com a instalação da Assembleia Nacional Constituinte, atuou com os demais congressistas nos trabalhos que resultaram no texto da oitava Constituição Brasileira, promulgada em 5 de outubro de 1988. Em 1990 candidatou-se ao governo do estado do Rio Grande do Norte, sendo derrotado por José Agripino Maia. Manteve-se senador até 1995. No pleito de outubro de 1998, pela legenda do Partido da Frente Liberal (PFL), concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados e foi eleito. Tomou posse em fevereiro de 1999.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nas eleições gerais de 2002 candidatou-se à reeleição e foi eleito primeiro suplente. Em 2003, ano em que tomou posse como deputado federal, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi escolhido membro titular da Comissão Permanente de Direitos Humanos na Câmara. Em outubro de 2006 concorreu às eleições como candidato a deputado estadual, sendo eleito com 35.278 votos. No início de 2007 assumiu mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2011, ao encerrar seu mandato na Assembleia Legislativa, declarou em pronunciamento o fim da sua atividade política em cargos públicos.

Ele foi casado com a ex governadora Vilma de Farias com que teve uma filha, a ex deputada estadual Márcia Maia. Ele foi casado com a ex-governadora Wilma de Faria com quem teve quatro filhos: Márcia Maia ex-deputada estadual, Lauro Maia, Cíntia Maia e Ana Cristina Maia. Lavoisier também deixa a esposa, Terezinha Maia, 13 netos e 3 bisnetos.

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Luto

O corpo do cantor Nahim Jorge Elias Júnior continua sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A cerimônia, que começou às 20h de quinta-feira (13), é aberta...

Brasil

Referência do pensamento econômico desenvolvimentista, a economista Maria da Conceição Tavares morreu neste sábado aos 94 anos, em Nova Friburgo, onde morava com a...

Luto

Morreu nesta segunda-feira (3) o secretário-adjunto da Semsur, Keble Rolim. A notícia foi divulgada pela Prefeitura de Parnamirim na tarde de hoje. A causa...

Luto

Morreu, nesta quarta-feira (29), o ator e humorista Joaquim Lopes Salgado, aos 74 anos. A causa da morte não foi informada. Carismático, divertido, com...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO