Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Cajueiro de Pirangi completa 133 anos na próxima segunda-feira

Foto: Idema/divulgacao

Um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, o Cajueiro de Pirangi, faz aniversário na próxima segunda-feira (20). Para completar seus 133 anos, a gestão do local preparou uma programação alusiva à data, que contará com apresentações culturais, exposição de artesanato e shows musicais. No dia do aniversário do Cajueiro a entrada é gratuita.

Iniciando as comemorações, já no domingo (19), será realizada uma missa em Ação de Graças, às 9h, na Capela São Sebastião, localizada próximo ao Cajueiro. No dia 20, a partir das 8h30, os visitantes já podem apreciar a música da Banda Som Caju, formada por colaboradores do Cajueiro; e uma exposição do artesanato local, como renda de bilro, bolsas de junco e juta, além de peças em cerâmica.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, esse é um momento especial em que devemos nos lembrar da importância que o Cajueiro de Pirangi tem para o povo potiguar. “Celebrar os 133 anos do Maior Cajueiro do Mundo é algo bastante simbólico para nós. Um local que tem toda sua importância biológica, e que atrai visitantes do mundo inteiro pela sua imponência. Devemos nos orgulhar em ter esse verdadeiro presente em nosso solo, e, principalmente, saber preservá-lo para que outras gerações possam ter a chance de conhecê-lo também”, comentou o diretor.

A árvore faz parte da vida da comunidade e do roteiro turístico dos visitantes do RN, tanto é que por ano, o Cajueiro recebe mais de 300 mil visitantes. Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), ele possui um quadro funcional que ajuda a manter o Cajueiro. Em sua maioria, os colaboradores moram no entorno – Pirangi, Pium, Búzios e Cotovelo. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A gestora do Cajueiro de Pirangi, Marígia Madje, convida a população para fazer parte desse dia aproveitando a programação de aniversário e conhecendo o que o local tem a oferecer. “O sentido da vida onde a conservação traz história, através da memória e das vivências. Celebraremos a data com muita cultura, música e Natureza, pois elas tocam os corações. Essa foi a forma que encontramos de parabenizar e agradecer ao Cajueiro por tantos benefícios que, diariamente, ele nos proporciona. O Cajueiro representa vida, esperança, história e respeito à Natureza. Venham celebrar conosco a data! A entrada será gratuita”, disse a gestora.

O Cajueiro

O cajueiro fica em Pirangi do Norte, em Parnamirim, município da Grande Natal. A árvore cobre uma área de aproximadamente 9.000 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros. Conta a história que o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos sob as sombras da árvore.

Funcionamento

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

– O Cajueiro de Pirangi é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h30.

– A entrada, que custa R$8,00, pode ser paga também com cartão de crédito, débito e Pix. (na segunda-feira, dia 20/12, a entrada será gratuita).

– Crianças, de sete a 12 anos, pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória.

Confira a programação:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

19/12

9h – Missa de Ação de Graças (Igreja São Sebastião).

20/12

08h30 – Apresentação artística local – Banda Som Caju;

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

8h às 16h – Exposição de artesanato local (renda de bilro, bolsa de junco e juta, peças em cerâmica);

9h30 – Apresentação artística local – Júlio César;

11h – Show de marionetes – Kiko Marionetes;

13h30 – Apresentação artista local – Pedro Hudson Sanfoneiro;

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

15h – Apresentação com artista local – Aline Ferreira.

Notícias relacionadas

Polícia

Um motociclista que transportava uma mulher e outro condutor de motocicleta se envolveram em um acidente na manhã desta quarta-feira (27) na cidade de...

Polícia

Um homem foi encontrado morto com mãos amarradas para trás e com camisa enrolada em volta da cabeça, no dia 13 de março, na...

Polícia

Um casal foi preso esta semana acusado de traficar drogas no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal. A Polícia Militar prendeu os...

Polícia

Um cachorro foi esfaqueado por um homem que passava em frente a uma fábrica de gesso onde o animal estava, na estrada que leva...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO