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Perfis que compram seguidores costumam ser “punidos” pelo Instagram com a diminuição da divulgação dos conteúdos

As redes sociais de um modo geral e o Instagram especificamente são as “meninas dos olhos” de todos aqueles que buscam meios para divulgarem suas marcas, produtos e serviços. Mas para quem está começando nem sempre é fácil conquistar uma base de seguidores que faça crescer o número de vendas e consequentemente leve ao aquecimento dos negócios e ao crescimento da empresa. Buscando conquistar essa base a qualquer custo muitos perfis comerciais optam por comprar seguidores, pensando que assim irão adquirir o prestígio inicial necessário para o crescimento sustentável.

Mas para a produtora digital, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, as coisas não funcionam bem assim. Segundo ela, quem pensa que comprar seguidores garantirá crescimento sustentável, pensa errado, justamente porque seguidores falsos não contribuem para o engajamento da página. “Seguidores fantasmas não interagem com o conteúdo publicado, o que faz com que os algoritmos do instagram entendam que o perfil não é popular e divulguem os posts para um número cada vez menor de pessoas”, explica. Ao contrário, quando o perfil tem seguidores orgânicos, que interagem com o conteúdo, que comentam e compartilham os posts, a rede social entende que a conta é popular e aumenta a difusão de seus conteúdos.

Se o erro já foi cometido, se a pessoa ou a empresa já comprou seguidores, o que pode ser feito para recuperar sua conta no Instagram? Para Rejane, primeiramente, é preciso avaliar a quantidade de seguidores que foram adquiridos dessa forma. “Se for maior do que o número de seguidores reais, abandonar o perfil e começar outro do zero pode ser menos trabalhoso do que tentar reverter o quadro”, orienta. Mas se os seguidores comprados representarem menos da metade dos seguidores totais da conta, é possível recuperar o perfil seguindo cinco passos. São eles:

1º passo – Bloquear manualmente os seguidores comprados à medida que forem identificados

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Rejane explica que que seguidores comprados são, na verdade, seguidores fantasmas, que, se não forem bloqueados, continuarão recebendo as publicações do perfil. Como eles não são reais e não se interessam genuinamente pelo o que sua conta mostra, não interagem com o perfil impossibilitando que o Instagram decifre seus gostos. Engajamento baixo faz com que a rede social diminua cada vez mais a divulgação da marca, o que é justamente o contrário do que as empresas esperam alcançar com a compra de seguidores. “Dessa forma é preciso eliminar estes seguidores falsos e o primeiro passo é bloqueá-los manualmente”, diz.

2ª passo – Estudar os perfis de seguidores reais

Conforme a fundadora da Like Marketing, analisar os perfis dos seguidores orgânicos da conta é o segundo passo. “Trata-se de uma forma de entender melhor os interesses reais dos seguidores que foram conquistados de uma maneira natural. Ação que, por sua vez, será essencial para a criação de conteúdo atrativo, que levará a uma maior interação do público com os posts da conta e ao aumento da divulgação dos conteúdos por parte do Instagram”, diz. 

3º passo – Apostar em conteúdo compartilhável

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Um conteúdo atrativo é também um conteúdo compartilhável, aquele que as pessoas irão considerar como tendo valor e, portanto, sendo capaz de contribuir para resolver o problema de outrem. Conforme Rejane, ao criar conteúdo desse tipo, o perfil aumenta as chances de seus seguidores reais compartilharem os posts com pessoas que também podem se interessar e começar a seguir a conta.  “Aumenta-se assim a base de seguidores e o alcance do conteúdo”, afirma.

4º passo – Explorar todas as ferramentas da plataforma

Depois de fazer a limpa em seus seguidores fantasmas; analisar qual tipo de conteúdo aumenta o engajamento de seus seguidores reais; e criar conteúdo interessante e compartilhável, o próximo passo para recuperar o perfil, conforme a especialista em mídias sociais, é explorar todas as ferramentas disponíveis na plataforma. No caso do Instagram são: posts de feed, stories, lives, reels, vídeos, caixinha de pergunta, enquetes etc. “O Instagram valoriza e melhora a entrega do conteúdo de perfis que exploram mais suas ferramentas”, garante.

5º passo – Explorar linhas editoriais com melhor desenvolvimento

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Além de explorar ferramentas, empresas e pessoas que pretendem aumentar o alcance de seus perfis necessitam explorar e investir em linhas editorais com melhor desenvolvimento. Dessa forma, aconselha Rejane, avalie os assuntos e formatos de conteúdo que têm maior interação e intensifique a frequência deles. “Isso ajudará os algoritmos do Instagram a compreenderem a relevância destes conteúdos, aumentando as chances de alcançar perfis semelhantes”, diz.

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