O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar, nesta sexta-feira (29), em entrevista à rádio Metrópole de Cuiabá, que pretende conceder reajuste de 5% a todos os servidores em 2023. O chefe do Executivo reconhece que a medida não agrada a todos, mas destaca que não pode cortar recursos destinados a investimentos em outras áreas para aportar na recomposição das carreiras.
“Apareceu uma outra oportunidade, que desagrada todo mundo que é 5% pra todo mundo. […] Mesmo pra dar 5% eu tenho que cortar investimentos em todos os ministérios. […] Peço a todos que estão me ouvindo que se coloquem no meu lugar e apresentem alternativas. Sempre defendi reajuste aos servidores do Brasil, mas não tem como dar mais”, destacou.
O presidente afirmou que, mesmo com o excesso de arrecadação do ano passado, não é possível conceder um aumento maior para as diversas categorias.
“Apesar do excesso de arrecadação de 300 bilhões no ano passado, eu poderia pegar 30 bilhões e dar um reajuste de 25% pra todo mundo. Mas temos todos os impedimentos”, afirmou Bolsonaro.
A intensificação da pressão de policiais e de outras forças de segurança para o cumprimento do reajuste salarial, prometido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021, tornou-se um problema. os movimentos grevistas têm alimentado reivindicações de diversas categorias do funcionalismo público e também chegou ao Judiciário.
“Não sou dono da caneta BIC para solucionar esse problema. Não é apenas o parlamento brasileiro. No momento, é impossível fazer ajuste nesse sentido. Estou aguardando, agora, sugestões de vocês”, completou.
Fonte: SBT News
