Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Abratel e Abert repudiam qualquer tipo de censura à liberdade de imprensa

Foto: Arte/TV Ponta Negra

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL) publicou nota de repúdio sobre qualquer tipo de censura à liberdade de imprensa após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impede a emissora Jovem Pan de tratar sobre fatos envolvendo o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Além da Abratel, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) também se posicionou sobre o assunto

A Justiça Eleitoral determinou, num pedido feito pela Coligação Brasil da Esperança, a retirada do ar peças publicitárias de campanha eleitoral, feita por adversários, com a temática “Lula mais votado em presídios” e “Lula defende o crime”.

Por quatro votos a três, os ministros decidiram ainda que os jornalistas da emissora não reproduzam essas críticas contra Lula, sob pena de multa diária para o canal e para os jornalistas de R$ 25 mil.

Confira a nota da Abratel na íntegra:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em pleno centenário do Rádio no Brasil, a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL) não poderia deixar de vir a público manifestar sua preocupação com os atos que atingem o trabalho da livre imprensa.

A recente decisão que impede o trabalho de divulgação e respeito à linha editorial de veículo de comunicação profissional, sediado no Brasil e regulado pela legislação brasileira atinge a todo o setor de Radiodifusão. Tal ato ignora a história da Televisão e do Rádio que esse ano comemoram 72 e 100 anos, respectivamente.

A ABRATEL acredita que qualquer decisão a ser tomada sobre esse tema seja tomada sempre em consonância com a preservação da liberdade de imprensa e do Estado Democrático de Direito. Esperamos que as instituições respeitem a história dos veículos de comunicação profissionais sediados em nosso país.

Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert)

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera preocupante a escalada de decisões judiciais que interferem na programação das emissoras, com o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões.

As restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, princípios de nossa democracia e do Estado de Direito.

Ao renovar sua confiança na Justiça Eleitoral, a ABERT ressalta que a liberdade de imprensa é uma garantia para o exercício do jornalismo profissional e do direito do cidadão de ser informado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

Esta sexta-feira (30) é o último dia para enviar ao Tribunal Superior Eleitoral sugestões que possam melhorar as regras das Eleições 2026. As contribuições devem ser...

Eleições

Os brasileiros que desejam votar nas Eleições 2026 têm até o dia 6 de maio para solicitar o título de eleitor ou regularizar a...

Esportes

Em busca do segundo título estadual de futsal consecutivo, o América recebe o Apodi nesta quarta-feira (3), às 20h30, no ginásio Nélio Dias, para...

Esportes

O tetra entra em jogo neste sábado (29), quando Palmeiras e Flamengo duelam pelo título que dará a um deles o posto de primeiro...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO