O novo chefe do Exército, general Tomás Paiva, se reúne com membros do alto comando nesta 3ª feira (24.jan), no 4º Batalhão, em Brasília. O encontro terá a participação de pelo menos 16 generais de 4 estrelas.
Durante a reunião, o novo comandante vai se apresentar aos demais generais. Também deve falar sobre questões relacionadas à promoção de generais, além de apresentar os planos para a nova gestão.
O novo chefe assumiu o cargo no último fim de semana, após o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, demitir o ex-comandante, Júlio César de Arruda. A mudança veio em meio a uma crise de confiança que surgiu após os ataques terroristas contra os Poderes, no dia 8 de janeiro. Arruda teria algum tipo de envolvimento com os protestos que destruíram boa parte do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal.
Como noticiou o SBT News, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, cobrou de Tomás Paiva “costuras internas” na instituição. “Evidentemente que existem algumas costuras internas para fazer. A coisa foi muito rápida, mas nós tínhamos que fazer o que foi feito”, disse o ministro.
Troca no GSI
Em meio a um cenário de desconfiança com as forças de segurança, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, trocou a cúpula do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), o general Ricardo José Nigri será o novo secretário-executivo, e Marcius Cardoso Netto será o secretário de Segurança Presidencial. Nigri era chefe de Missões de Paz e Aviação e Inspetor-Geral das Polícias Militares do Exército.
SBT News
