Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Anvisa proíbe venda de pomadas para modelar e trançar cabelos

Foto: Canva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta sexta-feira (10) a venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos no país. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.

De acordo com a Anvisa, a proibição é resultado de uma avaliação de risco devido ao aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto.

Entre os eventos relatados pelos usuários estão perda temporária da visão, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária, enquanto são realizadas as investigações do caso. Anteriormente, a Anvisa publicou dois alertas e interdições sobre estes produtos.

A Anvisa alerta que exemplares adquiridos anteriormente por clientes ou em salões de beleza não devem ser utilizados neste momento.

A agência orienta que profissionais, salões e comércio em geral que não utilizem esses produtos em nenhum cliente. Segundo a Anvisa, o manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores. Enquanto a medida estiver em vigor, os produtos não devem ser comercializados. Embora não exista determinação de recolhimento no momento, o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.

Confira as recomendações da Anvisa aos consumidores:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Não use ou adquira esses produtos

Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos

Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância

Em caso de qualquer efeito indesejado procure imediatamente o serviço de saúde

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em caso de efeito indesejado, notifique o caso à Anvisa

Notícias relacionadas

Brasil

O governo federal publicou, na sexta-feira (24), uma medida provisória (MP) que autoriza a compra pública de arroz importado, liberando mais R$ 6,7 bilhõespara...

Cidades

A Caixa Econômica Federal paga nesta sexta-feira (24) a parcela de maio do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS)...

Saúde

No primeiro trimestre de 2023, 188,3 milhões de pessoas de 5 anos ou mais de idade tinham tomado pelo menos uma dose de vacina...

Cidades

Apesar do dia 14 de abril ser celebrado o Dia Mundial do Café, no Brasil, o Dia Nacional do Café, é festejado no dia...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO