Neste Carnaval a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenação de Vigilância em Saúde e a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), lançaram uma nota informativa para orientar os municípios que terão carnaval público a realizarem ações de promoção à saúde, prevenção a doenças, cuidados assistenciais e redução de danos, com o objetivo de oferecer um Carnaval com Diversão e Proteção.
Entre as ações recomendadas estão, principalmente, a Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com pontos de distribuição de preservativos e folders com informações sobre prevenção e serviços da rede SUS RN – PREP e PEP (Profilaxia Pré e Pós-Exposição).
As equipes devem atuar prioritariamente em locais e horários de desfiles de blocos e outros eventos licenciados. Para os locais de grande concentração de eventos é sugerida a criação de pontos fixos.
Com a pandemia da Covid-19 ainda em curso, é importante a testagem rápida e a disponibilização de vacinas em locais de fácil acesso, para mitigação de novos casos.
Também é recomendado o reforço na vistoria de restaurantes e hotéis da cidade para orientação de boas práticas em relação a alimentos a serem comercializados nas festividades. Assim como sobre a importância, no aspecto ambiental e de segurança, de substituir as garrafas de vidro durante o carnaval.