Às 15h47 da segunda-feira (20), o surfista André Sthwart Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, enviou para a esposa Monique Castanha, 31, uma foto dele na Praia dos Milagres, em Olinda. Aguardava por ela para comer em um dos bares da praia, em um encontro com amigos. Foi a última vez que a companheira de 14 anos falou com ele até então.
Cerca de uma hora depois, Monique recebia a notícia da tragédia: por volta das 16h30, André tinha sido provavelmente mordido por um tubarão na perna esquerda .
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o surfista foi retirado da água por amigos e populares, antes da chegada da corporação. O socorro foi realizado pela Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que encaminhou a vítima para o Hospital da Restauração, no Recife.
“A cirurgia durou quase seis horas e foi terminar perto da meia noite. Explicaram que fizeram enxertos na perna, mas que ele ainda está em estado grave. Estou muito abalada emocionalmente, mas estou tentando me manter firme por mim e pela nossa família. Somos casados há 14 anos e temos cinco filhos: um de 12 anos, um de 8 que é autista e surfava com ele, duas gêmeas de 6 anos e um de 5 anos”, conta Monique.
Por meio de nota, o Hospital da Restauração informou que “o paciente de 32 anos passou por cirurgia vascular e está na Sala de Recuperação. Ele também foi submetido a uma transfusão de sangue. O quadro de saúde dele ainda é grave, mas estável”, diz o texto.
Monique conta que André já enfrentou um problema sério de saúde. “Apesar de saber que o estado de súde dele é grave, eu estou confiante de que ele vai passar por mais essa. Já enfrentamos outras dificuldades, como uma doença que ele teve e saiu ficou curado”, acredita.
SBT Nordeste