A retomada do serviço de transporte público e a aproximação com o setor produtivo foram deliberações tomadas pelo Gabinete de Gestão de Crise (GGC), comandado pela governadora Fátima Bezerra, em reunião com o sistema de transporte e representantes dos setores da indústria, hoteleiro, comércio e serviços na noite desta quinta-feira (16), na sede da secretaria estadual de Segurança Pública (Sesed).
Na manhã desta sexta-feira (17) o transporte público de passageiro vai voltar com a frota emergencial, de 20%, com a garantia da segurança pública da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Natal. Além disso, foi estabelecido a criação, a exemplo do período da pandemia, de um grupo de trabalho com acompanhamento diário para oferecer uma resposta mais rápida das forças de segurança do estado a possíveis ocorrências nos estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, comércios e estabelecimentos empresariais.
“Mais um dia de diversas articulações, inclusive no plano institucional, para fortalecer cada vez mais as nossas ações no que diz respeito ao enfrentamento à violência. Portanto trazendo aqui importantes notícias, como o reforço da força da segurança nacional aqui no nosso estado, na medida em que, em contato com o ministro Flávio Dino, mais uma vez sensível, vai aumentar a presença da força de segurança nacional do nosso estado”, afirmou a chefe do poder executivo estadual.
O efetivo em operação no Estado terá incremento com 30 policiais militares do Ceará e outros 30 da Paraíba, além de três helicópteros (um de cada estado e uma terceira aeronave cedida pela Polícia Rodoviária Federal). Além dos policiais cedidos pelos estados vizinhos, o Rio Grande do Norte recebeu 100 agentes da força nacional que já estão trabalhando de forma ostensiva em apoio ao efetivo das forças estaduais de segurança pública. Outros 90 policiais da Força Nacional e mais 30 policiais penais federais devem desembarcar no RN nesta sexta.
A governadora reforçou que o Estado irá “continuar tomando as medidas necessárias, inclusive as medidas mais enérgicas que se façam necessárias para restabelecer a paz e a ordem pública no Rio Grande do Norte”.
Leia também:
MPRN institui gabinete de crise para acompanhar onda de ataques criminosos no Estado
Prédio da STTU é incendiado e 14 veículos são destruídos
Ônibus vão operar das 6h às 19h desta sexta-feira com a frota reduzida
Mais de 70 pessoas já foram presas suspeitas por ataques criminosos no RN
RN pode contar com apoio da Paraíba e Ceará para conter ataques criminosos
Prefeito de Natal garante apoio da Guarda Municipal para retorno de coleta de lixo e transporte público
Para o secretário de Tributação, Carlos Xavier, “o momento é de união”. O gestor avaliou de forma positiva a reunião com o setor produtivo. “Eles se colocaram à disposição do governo para ajudar ao retorno da normalidade. Então é a aproximação, o diálogo do governo com as entidades empresariais visando a retomada da normalidade”, disse.
“Saímos muito satisfeitos desse encontro. Nós conversamos, dialogamos, tanto com os secretários, como com a Governadora, e acreditamos que as reivindicações apresentadas hoje, tanto pelo presidente Marcelo Queiroz, da Fecomércio, como outros representantes de outras instituições, possam ser atendidas, possam ser analisadas, estudadas e colocadas em prática para que a curto prazo e da forma mais rápida tudo se resolva”, afirmou o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Matheus Feitosa.
A reunião do setor de transporte foi intermediada pelo secretário titular da SESED, coronel Araújo, e pelo secretário estadual de Tributação.