O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e considerado para reajustes dos valores dos alugueis subiu 0,05% em março deste ano. Em fevereiro, o índice havia registrado queda de 0,06%. Com o resultado, o IGP-M acumula taxa de inflação de 0,20% no ano. Além do aluguel, o indexador é utilizado por empresas de telefonia e de energia elétrica, para cálculo de reajustes.
O IGP-M também é utilizado como o indexador de contratos de empresas de serviço, como educação e planos de saúde. No acumulado dos últimos 12 meses, a taxa acumulada do IGP-M é de 0,17%, bem abaixo dos 14,77% de março do ano passado. A alta da taxa de fevereiro para março foi puxada pelos preços no varejo e no atacado.
Outros índices
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, passou de 0,38% em fevereiro para 0,66% em março. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) também variou, mas para baixo e seguiu registrando deflação, ao passar de -0,20% em fevereiro para -0,12% em março. Por outro lado, a inflação do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) caiu de 0,21% em fevereiro para 0,18% em março.
Fonte: SBT News