Atenção contribuintes! O prazo para acertar as contas com o Leão foi prorrogado! A Receita Federal anunciou que a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que costumava ser finalizada em 30 de abril, foi puxada para 31 de maio de forma definitiva a partir deste ano.
De acordo com o último balanço divulgado pela Receita Federal, mais de 15 milhões de contribuintes já enviaram seus documentos. A expectativa é que o número de declarações recebidas neste ano esteja entre 38,5 milhões e 39,5 milhões, ultrapassando o recorde registrado em 2022, com 36.322.912 documentos.
A partir de 2023, a declaração terá um novo prazo, de 15 de março a 31 de maio. A Receita Federal afirmou que a mudança foi necessária para permitir que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.
Nos últimos anos, o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda havia sido manipulado. Em 2020, o período acabou em 30 de junho devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, devido a uma nova onda da pandemia, o prazo final foi adiado para 31 de maio.
A declaração também apresenta novidades em relação à restituição. Aqueles que optarem por receber o reembolso via Pix ou usar uma declaração pré-preenchida terão prioridade no pagamento. Segundo a Receita Federal, o pagamento foi processado mais rapidamente via Pix porque muitos contribuintes informaram o número da conta-corrente destinado à restituição de forma errada.
Além disso, a declaração pré-preenchida será mais completa este ano, pois a Receita Federal ampliou a base de dados do formulário, tornando-o mais conveniente e atendendo a chance de erros cometidos pelo contribuinte.
Para quem investe na bolsa de valores, houve também uma mudança significativa. A obrigatoriedade da declaração foi flexibilizada, e apenas aqueles que realizaram vendas de grande valor ou obtiveram lucro em aplicações devem preencher uma declaração.
Não perca tempo e organize seus documentos para acertar as contas com o Leão dentro do novo prazo. Lembre-se que é importante cumprir com suas obrigações fiscais para evitar complicações futuras.
*Com informações Agência Brasil
