Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Mães solos: Sinônimo de resiliência e amor incondicional

Em comemoração ao Dia das Mães, uma reportagem especial de Diassis Oliveira para o Jornal do Dia com Micarla de Souza desta sexta-feira (12), conta a emocionante história de Fernanda Xavier, mãe solo de Carlos Eduardo de 22 anos.

Fernanda conta que ser mãe solo é uma missão que Deus lhe deu, mas que também pesa um pouco, especialmente quando não se tem uma rede de apoio. Ela agradece a Deus por ter tido essa rede, que a ajudou a superar as dificuldades.

Ao lembrar de sua história, Fernanda se emociona e diz que tudo valeu a pena. “É uma sensação de dizer: Poxa vida, eu fiz um bom papel”, afirma. Seu filho Carlos Eduardo também é só elogios à mãe: “Ela é uma pessoa batalhadora e muito forte, que sempre batalhou por nós dois. Não há uma palavra que a defina, é muito amor”.

Fernanda relata que teve que enfrentar muitos desafios como mãe solo, mas que nunca desistiu de lutar pelos sonhos dela e do filho.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para Fernanda, a maternidade solo é uma jornada difícil, mas também muito gratificante em ver o seu filho crescer e se tornar um adulto responsável, uma grande recompensa que uma mãe pode ter.

De acordo com a psicóloga Renata Xavier, a ajuda procurada por mães solos tem crescido, já que muitas vezes a carga emocional é muito grande para essas mulheres. “Elas assumem vários papéis e são papéis que não competem só a elas. É preciso uma divisão, é preciso trabalhar o autocuidado, que antes de ser mãe, ela tem que lembrar que é mulher”, afirmou.

Segundo a pesquisa Data Popular deste ano, no Brasil existem 67 milhões de mães, sendo 20 milhões de mães solos. O perfil dessas mães é menos conservador e com interesse em tecnologias. Além disso, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas em uma pesquisa de 2023, o maior percentual de mães solos está no Norte e Nordeste do país, sendo que 90% delas são mulheres negras e 72,4% são mulheres sem qualquer rede de apoio.

A história de Fernanda é um exemplo de força e determinação para todas as mães solo, que enfrentam diariamente os desafios de criar um filho sozinhas. No Dia das Mães, celebramos não apenas o amor, mas também a luta dessas mulheres que, como Fernanda, nunca desistem de ser as melhores mães possíveis para seus filhos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

TV Ponta Negra

  Na edição do Jornal do Dia desta segunda-feira (15) com Micarla de Sousa, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, comentou temas centrais da...

Rio Grande do Norte

O publicitário potiguar Giordano Queiroz foi um dos profissionais mais premiados no 4º Prêmio Camp da Democracia, o maior do país na área de...

Educação

A cidade de Natal alcançou, em 2024, a maior média de anos de estudo entre todas as capitais do Nordeste, segundo dados da PNAD...

Mundo

Com palavras acolhedoras, sorriso espontâneo e olhar atento, o Papa Leão XIV voltou neste domingo (11) ao balcão central da Basílica de São Pedro,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO