O América, que disputará a final do Campeonato Potiguar diante do ABC, fez uma solicitação especial à Confederação Brasileira de Futebol (CBF): uma arbitragem da FIFA.
A escolhida para comandar o apito na decisão foi Edina Alves, tornando-se a primeira mulher na história a apitar uma final do Campeonato Potiguar.
A árbitra já tem um currículo impressionante em sua carreira profissional. Ela se destacou em diversas competições nacionais e internacionais, inclusive sendo a primeira mulher a apitar uma partida do Campeonato Brasileiro da Série A, em 2020.
A nomeação de Edina Alves para apitar a final do Campeonato Potiguar demonstra o reconhecimento de suas habilidades e competência, independentemente do gênero. É um passo importante na valorização e promoção da diversidade no futebol, mostrando que talento e capacidade devem ser os critérios determinantes na escolha dos árbitros.
A missão dela não será fácil. O Clássico-Rei entre ABC e América costuma ser na maioria das vezes um confronto tenso, de muitas faltas, reclamações e cartões. No jogo de ida, Wallace Pernambucano foi expulso após acertar cotovelada em seu rival. Edina precisará ter muita tranquilidade, para manter os nervos e a partida o mais calmo possível.
A final do Campeonato Potiguar, terá o privilégio de contar com uma árbitra de alto nível e comprovada competência, como a Edina.
A decisão será disputada na quarta-feira (17), às 20h00, no Frasqueirão. O América tem a chance de ser campeão estadual a primeira vez desde 2019.
Por Kalis Weber
