Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Dores crônicas: como aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida

Foto: Reprodução

Cerca de 30% da população em todo mundo sofre com dores constantes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são cerca de 60 milhões de pessoas afetadas pelo problema, que traz uma série de consequências debilitantes e afeta a rotina e a saúde do paciente.

As dores crônicas frequentemente acometem joelhos, ombros, coluna lombar e nervo ciático, e com isso mexem com condições físicas, psicológicas e comportamentais. Entretanto, com a ajuda da medicina, é possível alcançar uma melhor qualidade de vida.

A combinação de tratamentos médicos e mudança no estilo de vida podem ajudar no tratamento da dor crônica e tornar as atividades diárias mais confortáveis.

O que são dores crônicas?
De acordo com o Dr. Cláudio Falcão, médico neurologista do Hospital Jayme da Fonte, a dor crônica é aquela que acomete o paciente a mais de doze semanas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Qualquer dor com duração de mais de três meses é considerada crônica, e os sintomas dependem da região acometida pela dor”, explica Falcão. Segundo o médico, entre as dores crônicas mais comuns estão as de coluna, que podem reduzir a capacidade de realizar atividades diárias simples, como trabalhar, caminhar, ou até mesmo ficar de pé por mais de dez minutos.

“Basicamente, as dores crônicas mais comuns são as ligadas à coluna, porque quase 80% da população no mundo vai sofrer de problema de coluna em algum momento da vida”, destaca.

Leia também: CEO da TV Ponta Negra é convidada a mostrar experiência da emissora no Paraná

O que pode causar dor crônica?
Existem diversas causas para as dores crônicas, e em muitos casos, pode ser um desafio encontrar a fonte do problema. Esse tipo de dor persistente pode surgir após um quadro de lesão ou infecção, ou se desenvolver lentamente através das condições que acompanham o envelhecimento normal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ainda segundo o neurologista, a causa principal da dor crônica é o processo natural degenerativo da articulação, mas alguns hábitos e estilos de vida podem agravar o problema.

“O paciente vem com essa tendência genética, de ter esse desgaste que ocorre ao longo da vida, e tem os fatores externos que agravam isso, como o sobrepeso, obesidade, o tabagismo, falta de atividade física e postura”, detalha.

Tratamento para dores crônicas
O tratamento das dores crônicas é realizado caso a caso, a depender do tipo e grau da dor. Na maioria das vezes, é possível tratar o paciente, solucionar a causa e restaurar a qualidade de vida.

O tratamento é abrangente e envolve medicações, infiltrações, reabilitação física e orientações para as atividades do dia a dia. Entre os vários tipos de etapas curativas, o Dr. Cláudio Falcão destaca hábitos que podem ajudar a prevenir a dor crônica:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Evitar o cigarro, o sobrepeso e atividades com peso e impacto. Fazer atividade física moderada, que permita um bom alongamento muscular, e procurar sempre corrigir a postura”, são as dicas do médico.

SBT Nordeste (JC)

Notícias relacionadas

Saúde

Os idosos com TEA no Brasil já somam cerca de 300 mil pessoas, segundo um estudo do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde...

Gastronomia

O Natal é um momento especial para reunir família e amigos ao redor da mesa, e uma ceia deliciosa torna essa celebração ainda mais...

Saúde

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) entregaram, nesta quinta-feira (18), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Saúde

O Ministério da Saúde do Brasil, representantes de 13 governos, organismos internacionais e especialistas em saúde sexual e reprodutiva e direitos das mulheres se...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO