Um homem negro, que supostamente estava vendendo bilhetes ilegalmente, foi detido por seguranças do metrô, nesta segunda-feira (19), na estação Palmeiras Barra-Funda, zona oeste de São Paulo.
De acordo com assessoria do metrô, o vendedor agrediu os agentes após a abordagem. Vídeos divulgados pelas redes sociais mostram a indignação dos passageiros que estavam pelo local no momento da ação. Alguns deles relataram que os seguranças agiram com violência “enforcando um homem negro sem motivo algum” e que “jogaram spray de pimenta nas pessoas que tentaram intervir”. Em protesto contra a ação, um coro de pessoas gritou “racistas”.
A Delegacia de Polícia do Metropolitano (DELPOM) informou, por telefone, que o ambulante foi encaminhado ao 91º Distrito Policial, na Avenida Doutor Gastão Vidigal, 307 para registrar a ocorrência.
NOTA METRÔ
Na tarde desta segunda-feira (19), na estação Palmeiras-Barra Funda, um homem que vendia ilegalmente bilhetes foi abordado por agentes de segurança do Metrô. Durante a abordagem, o vendedor clandestino agrediu os agentes e precisou ser contido. A Polícia Militar foi acionada e o encaminhou para a Delegacia de Polícia onde está sendo registrado o boletim de ocorrência.
Todas as ações da equipe de segurança são avaliadas e se algum excesso for identificado, os funcionários passam por reorientação ou até sanção disciplinar.
O Metrô reforça ainda que a venda ilegal de bilhetes é crime e pede a colaboração dos passageiros em não incentivar essa prática.
*Com informações do SBT News
