Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Emprego

Taxa de informalidade de pessoas com deficiência chega a 61,3% no RN

Foto: Agência Brasil

Em 2022, o total de pessoas com deficiência com idade de trabalhar no RN era cerca de 324 mil, sendo que 191 eram mulheres e 133 mil eram homens. Porém, as pessoas com deficiência que estavam de fato na força de trabalho representaram cerca de 85 mil pessoas sendo 47 mil de mulheres e 38 mil de homens, enquanto um pouco mais de 239 mil pessoas com deficiência estavam fora da força de trabalho no estado (95 mil eram homens e 144 mil mulheres).

Dentre as pessoas com deficiência, a diferença na participação segundo o sexo ocorre. A diferença entre a taxa de participação da força de trabalho entre homens e mulheres sem deficiência foi de 23 p.p. e, entre homens e mulheres com deficiência de 4,1 p.p..

Seguindo a mesma análise da força de trabalho, porém em relação a cor ou raça, estimou-se que, no RN, as taxas de participação das pessoas com deficiência pretas e pardas foram de 20,2% e 30%, respectivamente, enquanto as pessoas com deficiência brancas registraram 23,1%. Avaliando para as pessoas sem deficiência, essa taxa foi de 54,4% (pardas), 59,6% (brancas) e 62,8% (pretas).

A faixa etária das pessoas com deficiência com a maior taxa de participação da força de trabalho ocorreu entre as pessoas de 30 a 49 anos (50,3%). As pessoas de 14 a 29 anos registraram taxa de 25,5%, enquanto o grupo de 50 a 59 anos alcançou cerca de 39%, já os idosos (60 anos ou mais de idade), apenas 10,7%.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Cerca de 1,4 milhões de pessoas no Rio Grande do Norte estavam ocupadas em 2022, sendo que 78 mil dessas eram pessoas com deficiência. Entre as pessoas ocupadas de 14 a 59 anos de idade, em relação ao sexo, 532 mil eram mulheres, das quais 35 mil com deficiência. O contingente de homens ocupados na mesma faixa etária foi de 764 mil, sendo 26 mil desses, homens com deficiência.

O nível de ocupação dos homens com deficiência no estado foi de 25,7%, enquanto para os homens sem deficiência este indicador foi de 62,4%, uma diferença ao redor de 37 p.p.. Já entre as mulheres, a diferença do nível da ocupação em relação a existência de deficiência foi menor, 17 p.p., mas ainda numa amplitude significativa. O nível da ocupação das mulheres com deficiência foi de 23% e das sem deficiência, 40%.

Quanto a cor ou raça, o nível da ocupação das pessoas sem deficiência foi consideravelmente superior ao das pessoas com deficiência, sendo que, entre as pessoas sem deficiência pretas (57%) foi cerca de 3 vezes superior ao das pessoas com deficiência pretas (18,9%).

Para as pessoas com deficiência do Rio Grande do Norte, o aspecto informal das ocupações atingiu uma taxa de 61,3% em 2022, enquanto as pessoas sem deficiência tiveram o percentual de 42,9%, uma diferença de cerca de 18,4 p.p.. A diferença da taxa de informalidade entre as mulheres com (61,1%) e sem (39,6%) deficiência foi de 21,5 p.p.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

*Os dados são do Censo 2022, do IBGE

Notícias relacionadas

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para combater um incêndio de grandes proporções em uma granja, localizada...

Cidades

O município de Parelhas está com o abastecimento temporariamente suspenso neste domingo (1°), devido a um defeito apresentado no sistema pela manhã. A Companhia...

Cidades

A reestimativa de receitas e o adiamento de repasse de recursos da Lei Aldir Blanc fizeram o governo liberar R$ 1,7 bilhão do Orçamento...

Polícia

A Polícia Militar apreendeu drogas e um colete balístico durante patrulhamento no bairro da Ribeira, Zona Leste de Natal, na sexta-feira (29). A ação...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO