Educação

Entenda o que pode mudar caso projeto de lei do Novo Ensino Médio seja aprovado

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O projeto de lei com diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio, que propõe alterações no novo ensino médio, já foi encaminhado ao Congresso Nacional.

O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e começou a ser implementado nas escolas este ano.

Leia mais notícias no Portal Ponta Negra News

O projeto de lei vai passar por debates na Câmara e no Senado, quando pode ser modificado. Somente se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo presidente da República, entrará em vigor. Enquanto isso, as escolas continuarão seguindo as regras válidas do novo ensino médio.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Confira as mudanças previstas no projeto de lei:

CARGA HORÁRIA

Como é: As escolas devem destinar 1.800 horas anuais para as disciplinas obrigatórias comuns do ensino médio. A carga restante, de 1.200 horas, é para os itinerários formativos, áreas de conhecimentos ou curso técnico escolhidos pelos alunos.

O que prevê o projeto de lei: Retomada de, no mínimo, 2.400 horas anuais para as disciplinas obrigatórias sem integração com curso técnico. No caso de cursos técnicos, os estudantes poderão ter 2.100 horas de disciplinas básicas e, pelo menos, 800 horas de aulas técnicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Como é: Língua portuguesa, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia são obrigatórias nos 3 anos do ensino médio.

O que prevê o projeto de lei: Tornam-se disciplinas obrigatórias em todo o ciclo do ensino médio: língua espanhola, história, geografia, química, física, biologia, matemática, língua portuguesa e língua inglesa.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Como é: O estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento dentro de cinco grupos: matemáticas, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e formação técnica, chamados itinerários formativos. O aluno pode optar por um ou mais itinerários. As escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podem definir quais ofertarão.

O que prevê o projeto de lei: Revogação dos itinerários formativos e criação dos Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos, que vão combinar, no mínimo, três áreas do conhecimento. Cada escola terá que ofertar, pelo menos, dois percursos até o início do ano letivo de 2025. Outra proposta é a criação de parâmetros nacionais para os percursos para evitar desigualdades e desestímulo aos estudantes.

Notícias relacionadas

Educação

A consulta pública do Pnaes entra em sua reta final e recebe contribuições da sociedade até este domingo (21). O processo ocorre por meio...

Brasil

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1116/25, que altera a Lei Maria da...

Política

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou nesta quarta-feira (17) a votação do PL da Dosimetria, projeto que estabelece novas regras...

Celebridades

A influenciadora digital Kamylinha conclui ensino médio e transformou o momento em uma homenagem pública emocionante a Hytalo Santos, a quem se refere como...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile