Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Enem

Ficou doente no dia do Enem? Veja como fazer para pedir reaplicação da prova

Foto: Alexandre Campbell

Alguns alunos que ficaram passaram por problemas e não conseguiram realizar a primeira prova do Enem no último domingo (5) podem solicitar a reaplicação do exame, a partir da próxima semana. Contudo, é preciso se atentar a algumas regras.

A solicitação de reaplicação deve ser submetida após o término das provas do Enem, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. Os candidatos que não conseguiram comparecer à prova no primeiro ou segundo dia devem fazer a solicitação por meio do portal do participante, conforme descrito aqui.

Leia também:
Enem 2023: primeiro dia de provas registra 28,1% de ausências
Inep aciona Polícia Federal após foto da prova do Enem circular nas redes sociais
PM diz que primeiro dia do Enem “ocorreu conforme planejado e esperado”

Para iniciar o processo, a solicitação de reaplicação deve ser feita entre os dias 13 e 17 de novembro, uma semana após a realização do Enem.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Somente serão aceitas as solicitações de pessoas que enfrentaram “problemas logísticos” durante a aplicação da prova no primeiro ou segundo dia do exame ou que tenham contraído alguma doença infectocontagiosa, conforme definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A reaplicação do Enem ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.

No caso de doenças infectocontagiosas, é necessário registrar essa condição no portal do participante. A documentação deve ser anexada em formato PDF, PNG ou JPG, com um tamanho máximo de 2 MB.

Os candidatos afetados precisam fornecer várias informações, incluindo o nome completo do solicitante, o diagnóstico com descrição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional de saúde, que deve estar registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (MS) ou em órgão competente. São consideradas, no total, 11 doenças contagiosas que se qualificam para a reaplicação.

Veja quais são as doenças infectocontagiosas contempladas:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Coqueluche;
Difteria;
Doença invasiva por Haemophilus influenza;
Doença meningocócica e outras meningites;
Varíola;
Influenza humana A e B;
Poliomielite por poliovírus selvagem;
Sarampo;
Rubéola;
Varicela; e
Covid-19.

Notícias relacionadas

Brasil

Suspeito em um suposto esquema de fraude do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), investigado pela Polícia Federal, um jovem paraense teria feito a...

Educação

Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 que manifestaram interesse em participar da lista de espera já podem conferir o resultado a...

Polícia

Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Federal lançou a Operação Limite Virtual para conduzir uma investigação a respeito do vazamento ilícito da prova...

Educação

O processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibiliza 12.677 vagas em quatro instituições públicas de educação superior no estado...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO