O cantor Nattan, de 24 anos, anunciou na noite de segunda-feira (1º) uma pausa na carreira devido ao diagnóstico da bactéria H. pylori. Segundo ele, que está há três meses em tratamento com os remédios que os médicos lhe passaram, isso tem prejudicado suas cordas vocais. Na manhã desta quarta-feira (3), o apresentador Miquéias Avelino, do programa Tudo de Bom, da TV Ponta Negra (SBT), entrevistou Arthur Nobre, médico gastroenterologista, que explicou melhor o que é a doença.
“Muitos carregam a H. pylori em seus estômagos sem consequências negativas, mas, para algumas, ela pode se mover para a camada de muco do estômago e causar uma série de problemas. De inflamação até úlceras, câncer”, afirmou Arthur Nobre. “Muitas pessoas que têm a H. pylori provavelmente a contraíram durante a primeira infância por meio de contato, como compartilhar alimentos ou respirar aerossóis liberados pelo vômito. Ela também pode ser transmitida através de alimentos que não foram limpos ou cozidos de forma segura, ou através de água contaminada com a bactéria.”, completa.
Um gastroenterologista pode solicitar um exame especializado para caracterizar melhor a doença. Entre os principais sintomas estão dificuldade de deglutição, perda de peso, vômitos, má digestão, dor de estômago e náuseas. As úlceras causadas por infecções de H. pylori são tratadas com antibióticos, e as causadas por anti-inflamatórios não esteroides são tratadas interrompendo seu uso. (Se você precisar de analgésicos de venda livre nesse ínterim, seu médico pode recomendar uma alternativa, como paracetamol).