Carros são flagrados andando em área de preservação ambiental no Litoral Norte do Rio Grande do Norte. Em vídeos gravados no fim de semana, mostram carros e uma 4×4 subindo o Morro da Antena, uma duna localizada na Lagoa de Jacumã. De acordo com a polícia, a subida de veículos no local é considerada um crime ambiental.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN), responsável pela fiscalização na área, se pronunciou por meio de nota:
“O Idema esclarece que faz ações de fiscalização de forma constante, e que durante o período do verão as rotinas de fiscalização são intensificadas nos municípios costeiros. Esta atividade é, sim, considerada crime ambiental por se tratar de área de dunas. Em caso de flagrante, conforme a Lei Federal em seu Art. 50. Destruir ou danificar florestas nativas, ou plantadas, ou vegetação fixadora de dunas, protetora de mangues, objeto de especial preservação, é passível das seguintes penalidades: detenção, de três meses a um ano, e multa.”
Localizada na cidade de Ceará-Mirim, Região Metropolitana de Natal, a lagoa e a praia de Jacumã são considerados pontos turísticos que têm aumento no fluxo de turistas no período do veraneio.
