Um corredor de 50 anos morreu, na última quarta-feira (24), após passar mal durante uma prova de 14 quilômetros em Caruaru, no Agreste pernambucano. O atleta apresentou alteração na cor da urina, que ficou escura. Por conta do forte esforço físico, Dorgival Celerino do Nascimento foi levado ao hospital e internado na UTI. No local, foi constatada a morte por hepatite fulminante e rabdomiólise.
+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News
A situação, conhecida popularmente como “xixi preto”, é chamada de rabdomiólise, uma doença causada por uma lesão muscular aguda. A enfermidade também pode ocorrer em pessoas que não estão preparadas para a intensidade dos exercícios.
Como ocorre e o que é a rabdomiólise?
Segundo o infectologista do Hospital Albert Einstein, Jacyr Pasternak, a doença também conhecida como necrose muscular, caracteriza-se, além da urina escura, por dores musculares intensas e de início súbito, causada pela destruição das fibras musculares, se o esforço do exercício for muito intenso. As enzimas produzidas pelo exercício são metabolizadas pelos rins e fígado, que causam a coloração escura da urina. O quadro pode, inclusive, evoluir para uma insuficiência renal, de acordo com Pasternak. Sua incidência é rara e alguns dos sintomas mais comuns, de acordo com a Rede D’Or São Luiz, são:
- Dor nos músculos;
- Rigidez nos músculos;
- Dificuldade para fazer movimentos, mesmo que simples;
- Dor nas articulações;
- Fraqueza;
- Urina amarronzada ou com tons de vermelho;
- Cansaço generalizado;
- Náuseas e vômitos;
- Dor nos rins;
- Dor abdominal.
*Com informações do SBT News
