Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Saiba quais medicamentos não são indicados no tratamento contra Dengue

Foto: Reprodução

O Brasil pode bater recorde de casos de dengue em 2024. Todos os dias, são registrados novos diagnósticos — o que faz com que muitos pacientes recorram à automedicação. A prática, no entanto, pode provocar consequências graves. Há remédios vetados no tratamento da doença, por serem capazes de provocar hemorragias.

O infectologista Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, explica que o ácido acetilsalicílico, como o AAS – iboprofeno, nimesulida, prednisona, hidrocortisona e ivermectina precisam ser vetados em caso de dengue.

“Anti-inflamatório, remédios à base de corticoide, ou mesmo medicamentos antibióticos, não trazem nenhum benefício e podem trazer riscos. A dengue é uma doença que, quando evolui para a sua forma mais grave, hemorrágica, pode comprometer o funcionamento do fígado, dos rins, da coagulação sanguínea com o uso desses medicamentos”, diz o especialista.

O Brasil vive um aumento expressivo da dengue. Já são 555.583 casos prováveis e 94 mortes confirmadas, de acordo com o Ministério da Saúde.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Durante o tratamento, é importante que o paciente beba muita água e somente faça uso de analgésico e dipirona para aliviar as dores. Os médicos alertam para o possível agravamento do quadro clínico, caso a pessoa infectada tente se curar por meio de receitas caseiras, geralmente divulgadas na internet.

“Chás, sucos, plantas, fitoterápicos, além de não trazer benefício, criam a falsa sensação de que está sendo tratado, medicado, e retardam o tratamento médico quando muitas vezes é necessário”, destaca Kfouri.

O Brasil já está aplicando doses de vacina contra a dengue, mas nessa primeira etapa, somente para crianças, que são consideradas grupo de risco. No Rio Grande do Norte, as vacinas chegaram na última quinta-feira (15). A vacinação contra a dengue de crianças com 10 e 11 anos começa nesta segunda-feira (19) em Natal, Mossoró e em São Gonçalo do Amarante. Em Parnamirim, a aplicação do imunizante começa na quinta-feira (22).

Com informações do SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

Em 2024, o Brasil superou a marca de 3 milhões de casos suspeitos de dengue. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, até a...

Cidades

O Rio Grande do Norte registrou 13.397 casos prováveis de dengue nos quatro primeiros meses de 2024. O número supera o total de 2023,...

Cidades

O Ministério da Saúde informou, na terça-feira (9), que no Rio Grande do Norte e em outros estados do Brasil estão em cenário menos...

Saúde

Em 2024, o Brasil alcançou o maior número de mortes por dengue em sua história. De acordo com informações do Ministério da Saúde divulgadas...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO