Sete Unidades Básicas de Saúde começaram a funcionar como referência para a reidratação venosa para os pacientes com sintomas das arboviroses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, as ações visam atuar no fortalecimento para o enfrentamento à epidemia de dengue.
A SMS reforça que pacientes com sintomas de arbovirose, como febre alta, dor no corpo e articulações e manchas vermelhas pelo corpo, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da sua residência. Identificada a necessidade de hidratação oral, ela é iniciada na própria unidade, e em casos de hidratação endovenosa, o paciente é encaminhado para uma das unidades de referência.
Disponível em todas as mais de 60 Unidades Básicas de Saúde de Natal, a Terapia de Reidratação Oral funciona como um tratamento de reposição de fluidos, usado para prevenir e tratar desidratação em casos em que o usuário apresente perda de grande volume de líquidos em um curto espaço de tempo. Após atendimento na unidade, o paciente recebe o sachê com os sais e pode fazer o preparo também na sua residência, adicionando a água e ingerindo o preparo para ajudar na sua hidratação.
A Terapia de Hidratação Venosa (THV) é utilizada também para repor as reservas de água do corpo do paciente, mas utilizada em casos mais graves, agindo com a intenção de restaurar o equilíbrio de nutrientes, líquidos e eletrólitos orgânicos.
Confira os pontos de hidratação
UBS Pajuçara
UBS Planície das Mangueiras
USF Brasília Teimosa
UBS São João
USF Felipe Camarão II
USF Guarapes
UBS Satélite
