Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Comportamento

Redes sociais: jovens estão buscando cirurgias plásticas para obter resultado semelhante ao dos filtros

Foto: stock.adobe.com

Um estudo da Universidade de Boston (EUA) descobriu que os usuários de rede estão cada vez mais aderindo a procedimentos estéticos para ficarem parecidos com a imagem artificial produzida pelos filtros.

O estudo identificou uma forte ligação entre o tempo gasto em aplicativos de redes sociais e o uso de software de edição de fotos com a insatisfação com a aparência e o desejo de realizar procedimentos estéticos. A chamada ‘dismorfia do Snapchat’ tem impulsionado indivíduos a buscarem cirurgias para alcançarem a aparência “filtrada” que veem em suas fotos.

O número de participantes que consideraram procedimentos estéticos aumentou de 64% para 86%, e os que procuraram uma consulta com um cirurgião subiram de 44% para 68%, segundo o estudo. Entretanto, após a COVID, aproximadamente 78% dos voluntários afirmaram que a realização de um procedimento aumentaria a sua auto-estima – isto foi 30% mais do que antes da pandemia.

“No entanto, os efeitos de filtro e a extensa manipulação fotográfica muitas vezes criam imagens que são fisicamente inatingíveis”, escreveram os autores do estudo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Estudos anteriores demonstraram os efeitos das redes sociais nos adolescentes, sugerindo uma associação entre o uso da Internet e a má imagem corporal . No ano passado, o cirurgião-geral alertou sobre o impacto que tais plataformas têm sobre os adolescentes, pois pais preocupados afirmam que aplicações sociais populares levaram os seus filhos ao suicídio ou desenvolveram um distúrbio alimentar.

Os pesquisadores da Universidade de Boston especulam que a imagem corporal distorcida associada à “cultura das selfies” estimulou um aumento nos procedimentos estéticos durante a pandemia, quando o tempo de tela disparou . Em 2019, cerca de 3,5 mil milhões de pessoas utilizaram aplicações de redes sociais e passaram mais de 6,3 horas na Internet, de acordo com o relatório.

Notícias relacionadas

Tecnologia

O chefe da rede social Threads, Adam Mosseri, anunciou que o microblog da Meta agora conta com um sistema de verificação de fatos para...

Mulher S/A

Mulheres, crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis que sofreram violência doméstica e familiar poderão fazer cirurgias plásticas reparadoras gratuitamente no Rio Grande do Norte....

Mundo

A rede social X (antigo Twitter) é alvo de uma Ação Coletiva Estrutural feita, nessa quarta-feira (10), pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e pelo...

Brasil

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (2), um homem de Campinas (SP) que vendia cobras, aranhas, lagartos e outros animais pela internet. Na...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO