Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Observatório europeu identifica buraco negro mais denso da Via Láctea

Foto: NASA

O Observatório Europeu do Sul anunciou nesta terça-feira (16) a descoberta de um buraco negro estelar, que considera o mais denso da Via Láctea. Ele tem massa 33 vezes superior à do Sol. A descoberta foi feita por uma equipe internacional de cientistas.

O buraco negro – corpo denso de cuja gravidade nada escapa, nem mesmo a luz – foi detectado em dados da Missão Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), por meio de um movimento de oscilação estranho que impõe à estrela que o orbita, diz o observatório em comunicado.

A massa do buraco negro BH3 foi calculada com base em informação registrada pelo telescópio VLT do OES, no Chile, e outros telescópios em terra.

Os pesquisadores André Moitinho e Márcia Barros, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, assinam o trabalho, publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os buracos negros estelares se formam a partir da explosão de uma grande estrela e os da Via Láctea são, em média, menos densos do que o BH3 – têm cerca de 10 vezes a massa do Sol.

O BH3 está a 2 mil anos-luz da Terra, na Constelação da Águia, sendo “o segundo buraco negro mais próximo” da Terra, acrescenta o observatório.

Os dados colhidos pelo telescópio VLT revelam que a companheira da estrela que orbita o buraco negro é pobre em metais, o que sugere, de acordo com os autores do trabalho, que “a estrela que colapsou para formar o BH3 seria também pobre em metais, como previsto pela teoria”.

A Missão Gaia, da ESA, foi lançada em 2013 e tem uma sonda no espaço para mapear a Via Láctea, galáxia onde se situa o Sistema Solar, do qual a Terra faz parte.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: Nasa/Agência Brasil

Notícias relacionadas

Internacional

O corpo do apresentador de televisão britânico Michael Mosley, de 67 anos, foi encontrado, na manhã deste domingo (9), em uma ilha da Grécia....

Internacional

Os eleitores mexicanos vão votar neste domingo (2) nas maiores eleições da história e, pela primeira vez, uma mulher pode chegar à presidência do...

Educação

Seis estudantes do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, foram os vencedores do concurso International Space Explorers, promovido em parceria com a International...

Cidades

A startup Inovatix Habitat Marte, com financiamento do programa Centelha II, irá realizar a primeira simulação espacial lunar do hemisfério sul, em comemoração aos...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO