Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Idema esclarece que Draga chegou a Natal antes das análises terem sido concluídas

Foto: Reprodução//Instagram @thiagopmesquita

A draga da empresa contratada para execução da obra da engorda de Ponta Negra chegou a Natal antes das análises terem sido concluídas. Na manhã deste domingo (7), a embarcação deixou o Porto de Natal. “A equipe técnica também foi surpreendida pela informação que, simultaneamente ao envio das respostas, a draga da empresa contratada para execução da obra já se encontrava a caminho de Natal, mesmo sem as análises terem sido concluídas.”, destacou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN).

Leia também:
Draga que faria processo da Engorda de Ponta Negra deixa Porto de Natal

Segundo o Idema, “as informações recebidas pelo instituto, com as respostas das condicionantes do licenciamento prévio, só foram entregues, apenas, 11 meses após solicitadas.”

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, explicou que foi dada entrada na documentação para o processo de Licença de Instalação e Operação há mais de um mês, e que, diante da imprevisibilidade na emissão do documento, a embarcação deixou a capital potiguar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em nota, o Idema ressalta que “a equipe técnica multidisciplinar formada por mais de 20 profissionais tem se dedicado à avaliação das informações.”

O Idema pede esclarecimentos a respeito de 19 condicionantes, relativas à Licença Prévia de 2023 que, segundo o órgão, ainda não foram atendidas pela Prefeitura do Natal, a fim de garantir a segurança jurídica e a responsabilidade ambiental necessárias para poder liberar a licença ambiental para a execução da obra. Os principais questionamentos técnicos são relacionados aos projetos de engenharia das obras de drenagem, fundamentais para assegurar a durabilidade e qualidade ambiental do aterro hidráulico.

O órgão esclarece ainda que, assim que as condicionantes forem atendidas, a licença será concedida em até 30 dias.

Leia a nota na íntegra

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE – IDEMA

 

Natal, 7 de julho de 2023.

NOTA À IMPRENSA – IDEMA

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

IDEMA-RN CONCLUI EM 25 DIAS ANÁLISE DE INFORMAÇÕES QUE A PREFEITURA LEVOU 11 MESES PARA APRESENTAR
19 PONTOS AINDA NECESSITAM DE ESCLARECIMENTOS.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA-RN) vem a público reiterar que as informações recebidas pelo instituto, com as respostas das condicionantes do licenciamento prévio, só foram entregues, apenas, 11 meses após solicitadas. E que a equipe técnica multidisciplinar formada por mais de 20 profissionais tem se dedicado à avaliação das informações.

A insistente cobrança pública da Prefeitura do Natal, que demorou quase um ano para apresentar o que foi solicitado, é uma tentativa de forçar uma conclusão do Instituto em pouco mais de 20 dias. A equipe técnica também foi surpreendida pela informação que, simultaneamente ao envio das respostas, a draga da empresa contratada para execução da obra já se encontrava a caminho de Natal, mesmo sem as análises terem sido concluídas.

É importante reafirmar que o IDEMA-RN tem clareza da necessidade e da importância da obra. E ressalta que sua prioridade e missão é a preservação do meio ambiente e o cumprimento de todas as exigências legais, independentemente de pressões políticas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nesse sentido, o IDEMA-RN está requerendo, por meio de uma Solicitação de Providências emitida a Prefeitura Municipal do Natal, esclarecimentos a respeito de 19 condicionantes, relativas à Licença Prévia de 2023 que ainda não foram atendidas, a fim de garantir a segurança jurídica e a responsabilidade ambiental necessárias para poder liberar a licença ambiental para a execução da obra. Os principais questionamentos técnicos são relacionados aos projetos de engenharia das obras de drenagem, que são fundamentais para assegurar a durabilidade e qualidade ambiental do aterro hidráulico.

Tão logo a prefeitura responda, e as condicionantes sejam atendidas, o IDEMA-RN espera conceder a licença em até 30 dias.

IDEMA-RN”

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

  Em decisão liminar, a justiça determinou que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) deve conceder a Licença de Instalação e...

Cidades

A licença para o início das obras da engorda de Ponta Negra poderá sair nos próximos dias. Na tarde desta sexta-feira (19), o Instituto...

Cidades

A Prefeitura do Natal emitiu uma nota na manhã desta sexta-feira (19) repudiando a recomendação do Ministério Público Federal em não conceder a licença...

Cidades

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) está revisando os documentos enviados pela Prefeitura de Natal para conceder a licença...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO