Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Engorda de Ponta Negra: trade turístico realiza protesto em frente ao Idema nesta segunda

Foto: Thalles íkaro

Na manhã desta segunda-feira (8), o setor de turismo realizou um protesto em frente ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, bairro Tirol, em Natal. Os manifestantes exigem a liberação da licença para a instalação de obras em Ponta Negra. O ato teve início em frente ao Bosque dos Namorados.

+ Leia mais notícias no portal Ponta Negra News

De acordo com o Idema, a draga da empresa contratada para realizar a obra de engorda da praia de Ponta Negra chegou a Natal antes da conclusão das análises necessárias. Na manhã de domingo (7), a embarcação deixou o Porto de Natal. O Instituto ressaltou que a equipe técnica foi surpreendida ao saber que, ao mesmo tempo em que enviavam as respostas, a draga já estava a caminho de Natal, sem que as análises tivessem sido finalizadas.

O equipamento, destinado ao processo de engorda de Ponta Negra, partiu do Porto de Natal às 7h15 de domingo (7). O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, explicou que a documentação para o processo de Licença de Instalação e Operação foi submetida há mais de um mês. Diante da incerteza na emissão do documento, a draga deixou a capital potiguar.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O protesto, de acordo com os manifestantes, reflete a insatisfação do trade turístico com a demora na emissão das licenças necessárias para o início das obras. Os manifestantes pedem celeridade ao Idema, ressaltando a importância das obras para o desenvolvimento turístico da região.

Confira nota completa da Prefeitura:

“A Prefeitura do Natal vem manifestar sua mais completa indignação diante do protelamento do Idema em conceder a Licença de Instalação e Operação para o início da obra da engorda da praia de Ponta Negra. A demora na liberação dessa licença significou a desmobilização da draga que já estava em Natal para iniciar os serviços e implica na inviabilidade prática de que Natal, seus moradores, turistas, e centenas de famílias que vivem da praia, possam já na próxima alta estação ter uma Ponta Negra mais organizada, com uma faixa de areia de 1OO metros na maré baixa, e, o pior, mantendo uma situação que vem degradando o Morro do Careca, principal cartão postal da cidade, o qual gradativamente vem se transformando em um falésia pelo avanço do mar.

É fundamental destacar que este tipo de trabalho de alargamento da faixa de areia foi executado em várias cidades. Foi isso o que fez Fortaleza, Santa Catarina, com Balneário Camboriú, Florianópolis (com três praias passando por esse processo: Canasvieiras, Jurerê e Praia dos Ingleses). Sem falar no que foi feito em Copacabana (RJ) ainda na década de 60. Não podemos aceitar que obstáculos com nítida coloração política atrapalhem o desenvolvimento de Natal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Por outro lado, o município contratou a FUNPEC para que renomados professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte analisassem e realizassem estudos. Tudo foi feito e respondido. Nada resta a acrescentar para iniciar a obra da engorda! A DTA Engenharia, vencedora da licitação, é uma empresa com experiência comprovada nesse tipo obra, já tendo realizado seis serviços semelhantes, inclusive o que de Balneário Camboriú, reconhecido nacionalmente pelos excelentes resultados obtidos.

A Prefeitura reitera que o envio das respostas às condicionantes foi feita totalmente e de maneira transparente, com a intenção de colaborar com o Idema para a rápida resolução do processo. Por fim, a Prefeitura de Natal reforça seu compromisso com a preservação ambiental e com o cumprimento de todas as exigências legais atendidas. Para finalizar, reitera que não pode concordar com a forma como o IDEMA tem se comportado, evitando a colaboração e, sob um manto obscuro, prejudicando a cidade e seu desenvolvimento de forma proposital, num prejuízo para a cidade de Natal, para o comércio, formal e informal, para o turismo e para os moradores da nossa cidade.”

Vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Uma publicação compartilhada por TV Ponta Negra- SBT (@tvpontanegrarn)

Notícias relacionadas

Polícia

Após confronto com policiais, o membro de uma facção criminosa foi preso por sequestrar e torturar idosos no município de Parnamirim, na Grande Natal,...

Cidades

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) vai realizar um leilão eletrônico de veículos apreendidos e não resgatados do órgão...

Cidades

A Febre do Oropouche preocupa e o Rio Grande do Norte aumenta vigilância no estado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap),...

Cidades

Um trecho na marginal da BR-101 nas proximidades do viaduto de Ponta Negra, em Natal (RN), está interditado a partir desta segunda-feira (22) e...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO