Acontece até o dia 17 de agosto em Natal a Expo Solar Nordeste. O evento visa gerar oportunidades de negócios sobre energia solar na região. O encontro está sendo realizado na unidade Natal da Ferreira Costa, com entrada e estacionamento gratuito, das 9h e segue até as 21h.
Leia também:
Rio Grande do Norte expande energia solar residencial em 49% e ocupa 4ª posição no Nordeste
De acordo com especialistas, o Nordeste do Brasil se destaca na produção de energia solar devido aos altos índices de irradiação solar. O Rio Grande do Norte, inclusive, aparece no Top5 dos estados brasileiros que mais produzem energia solar na geração centralizada.
O mapeamento do Meu Financiamento Solar, maior plataforma de créditos de energia solar no Brasil, revelou que a região Nordeste ultrapassou a marca de 5,1 gigawatts (GW) de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Nordeste possui o maior volume de potência instalada, com 7,4 GW. Além do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará e Piauí também se destacam no setor de energia solar fotovoltaica.
Expo Solar Nordeste
De acordo com Ocimar Damásio, idealizador do evento, as principais empresas do setor no RN oferecerão oportunidades de negócios em seus estandes, incluindo facilidades na compra e no financiamento.
Para Ocimar, “dois agentes financeiros, Sicoob e a Agência de Fomento do Estado (AGN), estarão presentes na Expo Solar Nordeste para facilitar a compra e financiamento para pessoas ou empresas que desejam utilizar energia solar.”
Produção no RN
Contudo, o Rio Grande do Norte se destaca como o quarto maior produtor de energia solar no Brasil. Para se consolidar como um dos principais polos de energia renovável do país, o estado tem investido na expansão de parques solares. Esses investimentos diversificam a matriz energética e reduzem a emissão de gases de efeito estufa.
Além disso, os investimentos geram emprego e renda, especialmente no interior, impulsionando a economia local. A expansão da energia solar no RN atrai novas empresas e tecnologias, fortalecendo o setor e posicionando o estado como referência em sustentabilidade no Brasil.
Entretanto, avanço da energia solar no Rio Grande do Norte não só contribui para a segurança energética do país, mas também reforça o compromisso com um futuro mais limpo e sustentável.