Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Ministério da Defesa anuncia início do alistamento militar feminino voluntário

Foto: Exército Brasileiro/divulgação

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, anunciou o início do alistamento militar feminino voluntário nesta quarta-feira (28), medida inédita nas Forças Armadas. O Decreto, que autoriza a admissão, a partir do próximo ano, foi publicado no Diário Oficial da União.

Atualmente, as Forças Armadas recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e de oficiais. A mudança vai se dar no alistamento a partir dos 18 anos, algo reservado apenas a homens – convocados ou voluntários.

Segundo as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.

Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar.

As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas.

Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

A mulher suspeita de esfaquear e matar o fisiculturista Valter de Vargas Aita, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina, teve a prisão temporária decretada...

Brasil

O esforço conjunto entre órgãos de segurança pública vai garantir a tranquilidade no Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que ocorre neste domingo (7),...

Polícia

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) divulgou nesta quarta-feira (03) o balanço das ações realizadas...

Saúde

O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, chegou nessa quinta-feira (28) aos 30 partos realizados – um deles de gêmeos -,...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO