O Governo do Rio Grande do Norte anunciou nesta segunda-feira (30) que a partir desta quarta-feira (02), cerca de 20 mil eleitores serão beneficiados com transporte intermunicipal gratuito para votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024, que acontece neste domingo (6). A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos locais de votação. O decreto que oficializa a medida será publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (1º).
Leia também:
Mudança de locais de votação: eleitores devem ficar atentos às novas seções eleitorais
A medida, de iniciativa da governadora Fátima Bezerra (PT), tem como objetivo garantir que todos os eleitores possam exercer o direito ao voto, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades de locomoção. Para tornar o benefício permanente, a governadora pretende encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa do RN, que, se aprovado, garantirá transporte gratuito em todas as futuras eleições no estado.
Segundo a governadora Fátima Bezerra, o benefício seguirá os mesmos moldes de 2022, quando o governo estadual também garantiu a gratuidade nas passagens intermunicipais. Em 2024, os eleitores poderão retirar os bilhetes de viagem nos guichês das empresas de transporte a partir da quarta-feira, mediante a apresentação de um documento que comprove sua identidade e local de votação, como o título de eleitor, o e-Título ou outros meios válidos.
A gratuidade será válida para viagens no sábado (5), com retorno até as 18h da segunda-feira (7). O benefício contempla tanto o transporte convencional quanto os serviços opcionais no sistema rodoviário intermunicipal.
Segundo Wellington Oliveira, diretor de comunicação da Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse), passagens só poderão ser emitidas na rodoviária, e a retirada ocorrerá apenas da quarta-feira (2) até a sexta-feira (4).
Ainda de acordo com a Transpasse, em razão da procura por passagens, as empresas devem ampliar o número de veículos neste fim de semana. A estimativa é de 35 a 40 carros por dia, entre o sábado e o domingo.