Três candidatos a prefeito foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos até o momento neste domingo (27), dia de votação do segundo turno das eleições municipais em 51 cidades brasileiras. A informação consta no Relatório Operacional Eleições Municipais 2024 – 2º turno, atualizado às 15h pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).
Leia também:
Polícia Federal registra ocorrências em 10 estados e apreende R$ 57 mil durante 2º turno
O relatório, divulgado à imprensa, não especifica os locais onde ocorreram as conduções, nem os nomes dos candidatos envolvidos. Também não há detalhes sobre qual força de segurança – Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal ou Exército Brasileiro – foi responsável pelas ações.
Além dos candidatos, 17 eleitores foram presos e 15 foram conduzidos a delegacias, incluindo um adolescente. O dia de votação também registrou a apreensão de uma arma e 70 materiais de campanha eleitoral. No total, 46 crimes eleitorais foram contabilizados, sendo 17 casos de boca de urna, 11 de propaganda irregular, cinco de compra de votos e cinco tentativas de violação do sigilo do voto.
As autoridades continuam monitorando e garantindo a segurança do pleito, com situações flagrantes em análise nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará e Rio de Janeiro.