Em alusão ao Outubro Rosa, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), em parceria com o Grupo Reviver, realizará entre os dias 11 e 14 de novembro um mutirão de mamografias no Centro Administrativo do Estado. A ação é destinada a mulheres entre 40 e 75 anos, como forma de prevenção ao câncer de mama.
Leia também:
Comissão aprova projeto que garante ambiente separado em hospital para mães que perdem bebês
Mulheres com menos de 40 anos, entretanto podem realizar o exame, desde que apresentem requisição médica. No dia do exame, todas as pacientes devem apresentar a Carteira de Identidade (RG), Cartão do SUS e comprovante de residência.
O mutirão será realizado no estacionamento da Escola de Governo, por ordem de chegada, com distribuição de fichas a partir das 7 horas. Serão realizados, por dia, aproximadamente 30 atendimentos por turno.
A ideia do mutirão é oferecer comodidade e facilitar o acesso ao exame, principalmente para as servidoras públicas estaduais, embora a ação seja igualmente aberta a todas as mulheres interessadas em fazer a mamografia. Ou seja, as mulheres poderão realizar o procedimento desde que compareçam ao local e retirem a ficha para atendimento.
O exame leva entre 10 e 15 minutos para ser concluído, e os resultados serão entregues na Escola de Governo cerca de 30 dias após a sua realização.
Mamografia
Utilizada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo, sendo uma importante aliada na prevenção. A mamografia é de extrema importância, pois nem sempre os nódulos são visíveis a olho nu, mas a presença de microcalcificações específicas e outros achados podem levantar suspeitas para o câncer. A realização anual da mamografia de rastreamento é recomendada a partir dos 40 anos.