Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Coração artificial oferecido pelo SUS vem salvando vidas

Coração artificial | Reprodução

Cerca de 14 milhões de brasileiros enfrentam problemas cardíacos, mas poucos sabem que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma tecnologia que pode salvar vidas: o “coração artificial”. Esse dispositivo é destinado a pacientes com insuficiência cardíaca avançada que não estão aptos ou não podem esperar por um transplante.

Flávia, uma das beneficiadas, conta que tarefas simples, como lavar a louça e fazer comida, eram uma dificuldade. “Subir escada, então, nem se fala”, lembra. A situação de Flávia piorou após sofrer um infarto em 2015, seguido por uma trombose e uma embolia pulmonar nos anos seguintes. Ela já estava na fila do transplante, mas um teste revelou 97% de risco de rejeição. A única saída foi o coração artificial, que lhe devolveu a qualidade de vida: “Com o dispositivo, hoje consigo fazer tudo”, comemora.

A tecnologia usada, chamada de “assistência circulatória mecânica de longa duração”, é importada dos Estados Unidos e já foi implantada em 35 mil pessoas ao redor do mundo. No Brasil, o SUS realizou até agora 35 implantes. O dispositivo funciona bombeando sangue do ventrículo esquerdo para a circulação, substituindo parcialmente a função do coração. Ele é composto por uma bomba interna e um controlador externo, que precisa ser recarregado, similar a uma bateria de celular.

Segundo Silvia Ayub, médica assistente da Unidade de Insuficiência Cardíaca do Instituto do Coração (Incor), a tecnologia oferece esperança para pacientes com insuficiência cardíaca avançada. “O paciente pode realizar várias atividades, exceto mergulhar, mas pode até tomar banho”, afirma.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, matando 400 mil brasileiros anualmente. Essa nova tecnologia traz uma nova chance de vida para muitos.

Flávia é um exemplo de sucesso. Se antes tinha dificuldades, agora sobe escadas sozinha e faz planos para o futuro. “Quero viajar bastante, viver muito! Vou seguir firme e forte, porque renasci”, conclui.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou o tratamento da hepatite C para crianças de três a menores de 12 anos, com a incorporação...

Saúde

Após o ataque à Venezuela ocorrido no sábado (3), o Ministério da Saúde enviou equipes da Força Nacional do SUS (FNSUS) para Roraima, estado...

Saúde

O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), publicou um novo edital do Programa de...

Saúde

O Ministério da Saúde lançou uma versão atualizada da Caderneta da Pessoa Idosa, com conteúdo mais didático, acessível e linguagem simplificada. O novo documento...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO