O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, será diplomado nesta segunda-feira (6) em Washington, DC, em uma cerimônia que seus próprios apoiadores negaram a Joe Biden quatro anos atrás. Diferente da diplomação do democrata, marcada pela invasão ao Capitólio, os procedimentos de hoje só devem ser dificultados pela tempestade de inverno que irá atingir a capital norte-americana.
Os legisladores se reunirão às 13h (15h no horário de Brasília) sob um forte esquema de segurança. Cercas altas cercam o Capitólio, relembrando os eventos de 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump, incitados por ele a “lutar como nunca”, protagonizaram o maior ataque ao centro da democracia americana em dois séculos.
Desta vez, não há expectativa de protestos ou objeções no Congresso. Republicanos, que em 2020 contestaram a vitória de Biden, agora aceitam o resultado que colocou Trump de volta à presidência. Democratas, por sua vez, reconhecem a escolha dos eleitores, mesmo após a derrota da vice-presidente Kamala Harris no Colégio Eleitoral, por 312 a 226 votos.
