Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Governo Federal sanciona lei que regulamenta exploração de energia elétrica no mar

Foto: GettyImages

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a lei que regulamenta a exploração de energia elétrica no mar, conhecida como energia offshore. O texto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (10), estabelece diretrizes para o desenvolvimento da geração de energia em áreas sob domínio da União, como o mar territorial, a zona econômica exclusiva e a plataforma continental.

Leia também:
Governo sanciona proibição de celulares nas escolas nesta segunda-feira; entenda

Modelo de exploração

De acordo com a nova legislação, a exploração de energia offshore será realizada por contratos de autorização ou concessão. O texto define dois modelos para cessão de áreas, denominadas prismas:

  • Oferta permanente: Áreas são delimitadas a partir de solicitações feitas pelos interessados e concedidas por autorização.
  • Oferta planejada: O poder público determina previamente as áreas disponíveis, colocando-as em oferta por meio de licitação, na modalidade de concessão.

As receitas provenientes da exploração – incluindo bônus de assinatura, taxas de ocupação e participações proporcionais sobre a energia gerada – serão repartidas entre União, estados e municípios. Esses recursos terão aplicação prioritária em pesquisa, desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica.

Princípios norteadores

A lei estabelece que a geração de energia no mar deve seguir princípios como:

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
  • Desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.
  • Uso racional dos recursos naturais para fortalecer a segurança energética.
  • Desenvolvimento de tecnologias para redução das emissões de carbono, como hidrogênio verde.
  • Inclusão social, combate à desigualdade e promoção da diversidade.
  • Proteção ambiental e respeito à cultura oceânica.
  • Harmonização do impacto visual de empreendimentos em áreas turísticas.

Além disso, o texto exige consulta livre, prévia e informada às comunidades impactadas pelos projetos e impõe regras para descomissionamento de empreendimentos e restauração das áreas exploradas.

Vetos presidenciais

Entre os vetos do presidente Lula, destacam-se:

  • Dispositivos que previam incentivos à produção de energia com gás natural e carvão mineral.
  • A prorrogação de contratos de usinas térmicas a carvão e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

O governo justificou os vetos alegando que essas medidas poderiam gerar aumento nos custos das tarifas de energia elétrica para os consumidores residenciais e industriais, contrariando o interesse público.

Notícias relacionadas

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Brasil

O mutirão de perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorre neste sábado e domingo (6 e 7) em 92 unidades da Previdência...

Política

A avaliação governo Lula apresentou nova oscilação em dezembro, segundo a pesquisa Datafolha divulgada na sexta-feira (6). O levantamento indica que 32% dos brasileiros...

Rio Grande do Norte

O Governo Federal inicia, nesta segunda-feira (8), a distribuição de 30.815 cestas básicas para famílias afetadas pela seca no Rio Grande do Norte. A...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO