A Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) comunicou nesta segunda-feira (21) que os serviços médicos realizados por profissionais cooperados em seis hospitais do estado serão suspensos a partir das 7h desta quarta-feira (22). A decisão é uma resposta ao atraso no repasse financeiro previsto para o último dia 20, responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), referente à Alta e Média Complexidade do Orçamento Geral do Estado (OGE).
Os hospitais impactados pela paralisação são: Liga Contra o Câncer, Hospital Rio Grande, Hospital Paulo Gurgel, Hospital Memorial, Hospital do Coração e Hospital Infantil Varela Santiago. Os serviços serão interrompidos de forma geral, conforme os protocolos definidos pela cooperativa.
Motivo da paralisação
Segundo a Coopmed-RN, a suspensão ocorre devido ao não cumprimento, por parte da SESAP, do repasse financeiro destinado à remuneração dos médicos cooperados que atuam nessas unidades. Sem o pagamento previsto, a categoria decidiu paralisar os atendimentos até que a situação seja regularizada.