Um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado na última quinta-feira (13), entre a Prefeitura de Natal por meio da secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por intermédio da filial Hospital Universitário Onofre Lopes.
Leia também:
Obras de ampliação do Hospital Regional de Macaíba são entregues pelo Governo do Estado
O ato ocorreu na sede da reitoria da UFRN e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, do reitor, Daniel Diniz, da superintendente do Huol/Ebserh, Eliane Pereira e gestores do hospital.
O acordo tem por objetivo estabelecer as condições e prazos para implementação das ações necessárias à regularização da reforma e ampliação do Hospital Onofre Lopes, localizado na Avenida Nilo Peçanha, bairro de Petrópolis, em Natal. A instituição foi contemplada pelo PAC 3, do Governo Federal, que prevê a construção do novo bloco de Centro Cirúrgico, CME, salas de UTI adulto e pediátrica e de internação.
O prazo de vigência será de 112 meses, a contar da assinatura do acordo, na quinta-feira (13), encerrando-se em 13/07/2034, com a aferição dos resultados. Os integrantes deverão publicar o Acordo de Cooperação Técnica em suas respectivas imprensa/sites oficiais no prazo de 10 dias, a contar da sua assinatura.
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) Thiago Mesquita, a assinatura desse documento foi um momento de muita satisfação e um sentimento de orgulho em poder contribuir dentro do princípio da legalidade, da técnica, mas como muito bom senso, com muito equilíbrio, avaliando todos os desafios naturais, considerando que a instituição tem décadas de existência. “Não tenho dúvidas que será um equipamento que vai somar muito com a saúde pública de Natal. Para mim foi um prazer, um orgulho estar fazendo parte desse processo tão importante para a sociedade natalense”, ressaltou Mesquita.
Disse ainda, que a gestão do prefeito Paulinho Freire é de continuidade e poderá ajudar muito na legalização de toda Universidade. Ressaltou o trabalho da academia que tem sempre o propósito de aplicar a ciência para o bem comum para a sociedade, onde a pesquisa científica tem o poder de transformar realidades, principalmente as sociais. “Somos apenas um pequeno instrumento que tinha a obrigação de contribuir de todas as formas e com todo esforço possível e sempre estaremos à disposição para isso”, finalizou.
Já o reitor da UFRN, Daniel Diniz falou da sua satisfação em assinar o documento, tendo em vista que a ampliação desse equipamento favorece a toda sociedade, principalmente a cidade de Natal com o serviço da saúde. Que era necessário o esforço tanto do município quanto da Universidade para regularizar aquela área do hospital e não perder os recursos. “É importante registrar que o hospital Onofre Lopes, é um local de ensino, e que forma pessoas. “A gente fica feliz porque em gestão, a gente precisa comemorar a cada passo que é dado, por uma boa causa. É o que estamos fazendo aqui”, disse.
Para a superintendente do Huol/Ebserh, Eliane Pereira esse foi o pontapé inicial para toda a parte estrutural do projeto, na medida que conseguimos avançar na fase estrutural, damos mais um passo para o nosso objetivo final que é ter os leitos. E o Acordo de cooperação vem para regularizar essa parte inicial de terreno, que compete à Semurb. “Esse é um momento de muita felicidade e satisfação para que enfim possamos iniciar a obra”, disse.
