A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) alerta para a importância de completar o esquema vacinal contra a dengue. Mais de 10 mil pessoas já passaram do prazo de 90 dias entre as doses e ainda não receberam a segunda aplicação da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O imunizante segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e em pontos extras de vacinação.
Leia também:
Ministério da Saúde incorpora vacina para proteger gestantes e bebês de vírus respiratório
Público-alvo e locais de vacinação
A campanha tem como foco crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde para a imunização contra a dengue. Em Natal, 9.147 jovens nesse grupo etário estão com a segunda dose atrasada e precisam completar o esquema vacinal para garantir a proteção total contra a doença.
A vacinação ocorre nos seguintes locais e horários:
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h
Pontos extras de vacinação – Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping
- Segunda a sexta-feira, das 13h às 20h
- Sábados, das 10h às 15h
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de residência de Natal.
Importância da segunda dose
A vacina contra a dengue é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Segundo Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), a SMS tem feito um alerta para que os pais e responsáveis confiram a caderneta de vacinação dos filhos e garantam a segunda aplicação.
“Estamos fazendo um alerta para as pessoas que estão com a segunda dose atrasada para procurarem um dos nossos pontos e completarem o esquema, garantindo uma maior proteção contra a doença”, destacou.
Ampliação da faixa etária ainda não está prevista para Natal
Apesar da recente liberação do Ministério da Saúde para a ampliação da faixa etária da vacinação contra a dengue em cidades com doses próximas do vencimento, Natal ainda não adotará essa medida.
“No momento, não temos doses para vencer nos próximos 60 dias, por isso Natal ainda não vai ampliar a faixa etária para a vacinação da dengue”, explicou Veruska Ramos.
A SMS reforça que, além da vacinação, os cuidados diários para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti são fundamentais no combate à dengue.
