Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Entenda como vai funcionar a nova tarifa social de energia proposta pelo governo

Foto: Pixabay

O Ministério de Minas e Energia (MME) pretende aumentar o número de beneficiários da tarifa social de energia elétrica, que concede descontos na conta de luz.

Leia também:
Operação “Olho no Peixe, Outro no Gato” desativa ligações irregulares de energia em Natal e Macaíba

A ideia é que mais famílias de baixa renda possam conseguir “justiça tarifária”, como é chamada pelo Palácio do Planalto. São dois itens:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica (para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo);
  • Desconto Social (para famílias com renda per capita entre meio e um salário mínimo).

A estimativa é de que 4,5 milhões de famílias terão a conta zerada, somando cerca de 16 milhões de pessoas. A isenção vai gerar um aumento médio de 0,9% para os demais consumidores regulados.

Quem será beneficiado pela nova tarifa de energia social?

Para ter direito à isenção, as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) devem ter uma renda mensal de no máximo meio salário mínimo por integrante.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Também podem receber o benefício idosos ou pessoas com deficiência que participam do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de comunidades indígenas e quilombolas.

Caso o consumo de energia dos beneficiários seja superior a 80 kWh no mês, será cobrado apenas o excedente. Por exemplo, se uma família gastar 90 kWh, o valor da tarifa será calculado com base nos 10 kWh que ultrapassaram o limite.

Quanto o projeto deve custar?

Segundo o MME, a expansão da tarifa social de energia terá um custo inicial estimado em R$ 4,45 bilhões nas contas de luz.

Para equilibrar esse gasto, a proposta é restringir os descontos às fontes de energia incentivada, que incluem matrizes renováveis, como solar, eólica, biomassa e pequenas hidrelétricas. Essa medida permitirá uma redução gradual de aproximadamente R$ 10 bilhões em subsídios na tarifa de energia, conforme os contratos de compra dessas fontes chegarem ao fim.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Meio Ambiente

A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira (5), a entrega do primeiro lote nacional do combustível sustentável de aviação (SAF), produzido integralmente no Brasil. A remessa...

Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (28) que a bandeira tarifária em dezembro passou da vermelha no patamar 1, em...

Rio Grande do Norte

O Corredor Bipolo Nordeste 2, que vai transportar energia renovável do Rio Grande do Norte até o Sul do país, deu mais um passo...

Economia

O Rio Grande do Norte deu mais um passo para consolidar sua liderança na transição energética. A governadora Fátima Bezerra acompanhou, nesta terça-feira (28),...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO