Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Educação

Entenda como vai funcionar a nova tarifa social de energia proposta pelo governo

Foto: Pixabay

O Ministério de Minas e Energia (MME) pretende aumentar o número de beneficiários da tarifa social de energia elétrica, que concede descontos na conta de luz.

Leia também:
Operação “Olho no Peixe, Outro no Gato” desativa ligações irregulares de energia em Natal e Macaíba

A ideia é que mais famílias de baixa renda possam conseguir “justiça tarifária”, como é chamada pelo Palácio do Planalto. São dois itens:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica (para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo);
  • Desconto Social (para famílias com renda per capita entre meio e um salário mínimo).

A estimativa é de que 4,5 milhões de famílias terão a conta zerada, somando cerca de 16 milhões de pessoas. A isenção vai gerar um aumento médio de 0,9% para os demais consumidores regulados.

Quem será beneficiado pela nova tarifa de energia social?

Para ter direito à isenção, as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) devem ter uma renda mensal de no máximo meio salário mínimo por integrante.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Também podem receber o benefício idosos ou pessoas com deficiência que participam do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de comunidades indígenas e quilombolas.

Caso o consumo de energia dos beneficiários seja superior a 80 kWh no mês, será cobrado apenas o excedente. Por exemplo, se uma família gastar 90 kWh, o valor da tarifa será calculado com base nos 10 kWh que ultrapassaram o limite.

Quanto o projeto deve custar?

Segundo o MME, a expansão da tarifa social de energia terá um custo inicial estimado em R$ 4,45 bilhões nas contas de luz.

Para equilibrar esse gasto, a proposta é restringir os descontos às fontes de energia incentivada, que incluem matrizes renováveis, como solar, eólica, biomassa e pequenas hidrelétricas. Essa medida permitirá uma redução gradual de aproximadamente R$ 10 bilhões em subsídios na tarifa de energia, conforme os contratos de compra dessas fontes chegarem ao fim.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT News

Notícias relacionadas

Cidades

Em pouco mais de um mês de vigência, a nova regra de concessão de descontos nas contas de energia para pessoas de baixa renda...

Economia

Em pouco mais de um mês de vigência, a nova regra de concessão de descontos nas contas de energia para pessoas de baixa renda...

Natal

A Prefeitura do Natal divulgou na tarde desta quinta-feira (17), que 85% do parque de iluminação pública com lâmpadas LED já está concluído. A...

Brasil

Nos últimos 25 anos, o preço da energia elétrica aumentou quase 1.300% no Brasil, isto é, mais de 14 vezes, de acordo com levantamento...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO