Durante visita ao município de Dr. Severiano, na sexta-feira (16), a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra recebeu oficialmente o anúncio da regularização da doação do terreno onde será construído o planetário em Dr. Severiano. A prefeita Maria de Fátima sancionou, no dia anterior, a lei que autoriza a doação, aprovada pela Câmara Municipal, garantindo a legalidade necessária para o início da obra.
Leia também:
Parnamirim e Nísia Floresta firmam parceria no Hospital Márcio Marinho
Esse passo representa um avanço concreto para viabilizar o projeto mais votado no território do Alto Oeste durante o Orçamento Participativo 2024. A proposta inclui a instalação de um Planetário e Observatório de Astronomia na futura Praça da Ciência e do Lazer do município.
A governadora comemorou a decisão e destacou a relevância do projeto. “Vamos fazer todo o esforço necessário para que o sonho do planetário se torne realidade em Dr. Severiano. Um sonho que vai exportar ciência para o mundo”, afirmou.
A iniciativa fortalece a interiorização do conhecimento científico no estado. Segundo Gilton Sampaio, diretor-presidente da Fapern, a ação representa um passo decisivo para democratizar o acesso à ciência. “A ciência precisa chegar a todos os territórios e, por isso, a Fapern recebe essa notícia com alegria”, declarou.
Além disso, a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapern) atuará na articulação técnica da proposta. Uma nova reunião entre a Prefeitura de Dr. Severiano e o Governo do Estado, em Natal, vai definir os próximos passos da implantação do planetário em Dr. Severiano.
