A desaprovação de Lula atingiu 53,7% em maio, conforme pesquisa AtlasIntel divulgada na sexta-feira (30). O índice é o maior da série histórica iniciada em janeiro de 2024. No mesmo período, a aprovação caiu para 45,4%. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.
Leia também:
Governo bloqueia R$ 31,3 bi no Orçamento de 2025
A operação “Sem Desconto”, da Polícia Federal, revelou fraudes em benefícios do INSS e impactou diretamente a avaliação do governo. A pesquisa anterior, de abril, registrava desaprovação de 50,1%. No entanto, como os dados foram coletados antes da divulgação das fraudes, o impacto na opinião pública só apareceu no levantamento de maio.
A desaprovação de Lula se destaca entre pessoas de 35 a 44 anos, com 69,8%. Entre as mulheres, o índice chega a 54,8%, enquanto os homens registram 52,5%. Por outro lado, pessoas acima de 60 anos demonstram maior apoio, com aprovação de 62,1%.
Regionalmente, o Nordeste segue como reduto de apoio ao presidente, com 58,3% de aprovação. Já o Norte (63,5%) e o Centro-Oeste (63,4%) apresentam as maiores taxas de reprovação.
Além disso, a avaliação do governo como ruim ou péssimo aumentou para 52,1%. Apenas 41,9% consideram a gestão ótima ou boa.
A pesquisa também simulou cenários para as eleições de 2026. Em uma possível reedição da disputa de 2022, Jair Bolsonaro aparece com 46,7% das intenções de voto, contra 43,9% de Lula. Outros nomes como Michelle Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado também foram testados em diferentes simulações.
Vale lembrar que Bolsonaro segue inelegível até 2030, devido à condenação no TSE. Ainda assim, seu nome influencia diretamente o cenário político.
Outros cenários eleitorais:

Foto: Reprodução/AtlasIntel

Foto: Reprodução/AtlasIntel

Foto: Reprodução/AtlasIntel
Principais problemas do Brasil, acertos e erros do governo Lula e cenário econômico externo: veja outros gráficos

Foto: Reprodução/AtlasInte

Foto: Reprodução/AtlasInte
