A Polícia Civil do Rio Grande do Norte apresentou, nesta terça-feira (3), os resultados da “Operação Caminhos Seguros”, ação de abrangência nacional que integra a campanha “RN Faz Bonito” e tem como objetivo o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, com foco especial na repressão aos crimes praticados no ambiente digital.
Ao longo do mês de maio, a PCRN, por meio do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), intensificou ações investigativas, preventivas e repressivas. Como resultado, 18 pessoas foram presas — entre suspeitos e condenados — e 92 denúncias foram apuradas, todas encaminhadas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH). As diligências também resultaram na fiscalização de 28 locais, com a apreensão de 200.003 arquivos contendo imagens e vídeos de nudez e/ou abuso sexual infantil, demonstrando a gravidade das condutas combatidas.
Ainda como parte da operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, 52 inquéritos policiais instaurados, 113 inquéritos concluídos e 136 boletins de ocorrência registrados, reforçando o compromisso da instituição com a celeridade, a eficiência e a resposta qualificada às vítimas.
Além do trabalho repressivo, a Polícia Civil promoveu ações de prevenção, como oficinas lúdicas, palestras educativas voltadas ao público infantojuvenil e capacitações para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, fortalecendo a rede de proteção em todo o estado.
LEIA TAMBÉM: MPRN recomenda transferência urgente de adolescentes ameaçados de morte em Natal
