Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Justiça

Justiça proíbe Prefeitura de Caraúbas de utilizar animais em evento junino

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caraúbas está impedida de utilizar tração animal nas festividades juninas que promove desde o último fim de semana. A decisão é do juiz Thiago Mattos, da Comarca local, e está embasada em provas de maus tratos aos animais já expostos no evento.

Leia também:
“Pingo da Mei Dia” contará com operação especial do Corpo de Bombeiros

Na ação proposta pela Associação Protetora dos Animais “Amor Por Toda a Vida” e assinada pelos advogados Kennedy Diógenes e Brenno Carvalho, há imagens de cavalos e jumentos puxando “paredões” e sendo submetidos a pesos excessivos e ruídos em volume extremo.

Um dos animais chegou a entrar em colapso físico durante o chamado “Passeio de Carroças Ornamentadas”, inserido na programação oficial do “Arraiá da Caraubeiras”. Realizado sábado passado (31 de maio), o evento celebrou neste ano sua 20ª edição.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O juiz constatou que, além dos maus tratos, a Prefeitura de Caraúbas foi omissa na fiscalização ao evento e não providenciou a atuação de médicos veterinários para prestar assistência aos animais.

“Embora revestida de caráter cultural, (o evento) vem se consolidando como cenário recorrente de condutas abusivas e incompatíveis com os parâmetros legais e técnicos de proteção e bem-estar animal, especialmente no que diz respeito à utilização de animais de tração (equinos e asininos) submetidos a condições extremamente adversas e degradantes”, descreve o magistrado.

Em sua decisão, o juiz concedeu a liminar requerida pela Associação “Amor Por Toda a Vida”, estabelecendo a suspensão imediata da utilização dos animais nos festejos do Município e, ainda, a realização de fiscalização sobre as atividades do evento oficial, que vai se estender até o mês de julho.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

Quase dois anos após ter sua vida virada do avesso por uma falsa acusação de estupro de vulnerável, o vigilante José Marcos Ribeiro, conhecido...

Cidades

Outro relato de cobra na área urbana surgiu em Natal, dessa vez, uma jiboia se arrastou pela pista e conseguiu entrar no motor de...

Justiça

A Justiça nega habeas corpus ao traficante conhecido como Celsinho da Vila Vintém. A decisão, publicada neste domingo (13), partiu da desembargadora Adriana Ramos...

Polícia

O médico Fernando Paredes Cunha Lima foi condenado pela Justiça da Paraíba a 22 anos, cinco meses e dois dias de prisão em regime...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO