Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Internacional

Lei que proíbe entrada de cidadãos de 12 países entra em vigor nos EUA

Foto: Google Imagens

Entrou em vigor nesta segunda-feira (9) a proibição de entrada de cidadãos de 12 países nos Estados Unidos. O decreto foi assinado pelo presidente Donald Trump com o objetivo de reforçar a segurança nacional e combater ameaças terroristas.

Leia também:
Clonagem de controles de acesso preocupa após morte em SP

A nova medida atinge cidadãos do Afeganistão, Birmânia, Chade, Congo-Brazzaville, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen. De acordo com o texto oficial, esses países falham em garantir sistemas eficazes de verificação de identidade e controle de vistos.

Além disso, o governo norte-americano acusou Irã, Líbia e Somália de ligação com atividades terroristas. O decreto também impõe restrições parciais à entrada de cidadãos de Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Críticas à política de imigração dos EUA

O presidente Trump justificou a proibição de entrada como uma medida de proteção ao povo americano. Segundo o decreto, “é dever do presidente tomar medidas para garantir que aqueles que procuram entrar em nosso país não prejudiquem o povo americano”.

Entretanto, a decisão foi amplamente criticada por entidades internacionais. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, alertou para violações ao direito internacional. Ele apontou o “escopo muito amplo e geral” do decreto como motivo de preocupação.

A Anistia Internacional também condenou a medida, classificando-a como “discriminatória, racista e absolutamente cruel”. Grupos de defesa dos direitos humanos destacaram o impacto da decisão sobre famílias e comunidades que dependem da imigração legal.

Desde que assumiu a presidência, Trump vem intensificando sua política anti-imigração. O republicano já reduziu os compromissos com solicitantes de asilo, ampliou a detenção de imigrantes e aumentou as deportações. O novo decreto consolida essa linha de atuação, gerando polêmica em nível global.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Com informações do SBT News

Notícias relacionadas

Saúde

Quem tem mais de 40 anos provavelmente já precisou dos chamados óculos de descanso. Eles ajudam na leitura e na exposição prolongada às telas....

Política

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou neste sábado (16) que lamenta a postura de Eduardo Bolsonaro após...

Meio Ambiente

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, criticou duramente a postura de seu país diante da crise climática. Segundo ele, os Estados Unidos adotam...

Internacional

Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontraram nesta sexta-feira (15) na Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, para...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO