A edição especial do Mais São João, exibida no último sábado (14) pela TV Ponta Negra, entrou para a história da emissora ao apresentar ao público o novo talento da casa: Cristian Lima, de 26 anos, que se tornou o primeiro apresentador com nanismo da TV aberta no Brasil.
Cenário adaptado
O programa teve dois apresentadores: Anderson Lopes, em Mossoró, e Cristian Lima, direto dos estúdios da TV Ponta Negra, em Natal. Para recebê-lo, a TV montou um estúdio especial, todo ambientado no clima junino e adaptado à sua altura, em um gesto de inclusão e valorização da diversidade.
“Para a estreia de Cristian no Mais São João, como apresentador, a gente fez uma adaptação no cenário para que ele pudesse ficar confortável e para que as câmeras pudessem mostrar todo o ângulo e todo o potencial que ele tem para oferecer para a gente e também para o público”, revelou João Bezerra, diretor do programa.
De “Anão da Resenha” ao estúdio da TV
Rosy de Sousa, diretora executiva do Sistema Ponta Negra de Comunicação, foi responsável por apostar no talento de Cristian.
“Nós tínhamos uma vaga para PCD (Pessoa com Deficiência) na empresa e nós já tínhamos tido uma pessoa com nanismo aqui (Sistema Ponta Negra de Comunicação), mas a gente queria alguém que viesse para a parte artística e tínhamos uma vaga para a UPJ, que é a parte que cuida dos equipamentos que saem para as ruas e são fiscalizados pela UPJ, então eu queria alguém que entrasse nessa vaga, mas tivesse essa veia artística e eu coloquei a equipe para procurar nas redes sociais, na internet e nós encontramos Cristian através do Instagram. O Instagram dele chamava ‘Anão da Resenha’ e eu achei muito interessante ele, via que era muito carismático, bonito, sempre muito animado, e eu falei: entra em contato, pede para ele vir aqui”, comentou Rosy.
Cristian, que trabalhava no estoque de um supermercado, ficou surpreso com o convite da TV Ponta Negra.
“Convidei ele para vir para uma reunião comigo e falei: você topa sair do supermercado e vir para cá? Eu acho que você tem muito talento. Ele apostou no meu convite e pediu demissão do supermercado e veio assumir a UPJ”, recordou.
Além da UPJ, Cristian começou a ir para as ruas para matérias ao lado do repórter Anderson Lopes, atuando como “Agente do Povo” para o Patrulha da Cidade, também participou da transmissão do Carnatal no Mais Folia ao lado de Anderson e Pri de Sousa, mas ainda não tinha estado em um projeto sozinho à frente das câmeras.
Do supermercado para a televisão

No último dia de trabalho, Cristian foi escolhido como destaque do mês na empresa. Foto: Arquivo Pessoal/Cristian Lima
Cristian começou a trabalhar em uma rede de supermercados de Natal assim que completou 18 anos. “Eu passei seis anos trabalhando lá (no supermercado), fui estoquista, repositor, depois de repositor fui pleno e líder de sessão. Fiquei lá no supermercado até fechar. Ia me tornar chefe de sessão, mas não me tornei porque o supermercado chegou a fechar”, recordou.
Após o encerramento das atividades da rede de supermercados em Natal, ele conseguiu emprego em um outro estabelecimento do mesmo seguimento. No novo emprego,foi empacotador, operador de loja e agente de validade – que verifica a qualidade e prazo de validade dos produtos nas prateleiras. Após 10 meses de trabalho, surgiu o convite de Rory de Sousa para uma oportunidade no Sistema Ponta Negra de Comunicação.
“Ela (Rosy) queria que eu fosse trabalhar como artista e também que tomasse conta do setor da UPJ. Eu não pensei duas vezes e disse: eu quer! Eu quero, eu posso, eu consigo! Eles acreditarem em mim e confiam no meu potencial. E tô aí. Até hoje fazendo história. Graças a Deus, tô muito feliz, tô muito grato!”, revelou empolgado.
Desenvoltura e carisma nas telas
Sobre a atuação na tela, Rosy foi enfática: “Foi impressionante ver a desenvoltura dele!”.
Já para Cristian, o sentimento é de gratidão por tudo o que tem conquistado. “Fiquei muito grato pela oportunidade. Vi que eu era capaz de apresentar. Agradeço a todos pela atenção, toda TV Ponta Negra também por me apoiar, por estar comigo, por me incentivar, independente de qualquer dificuldade, pela minha estatura”, destacou.
Ele conta que muitas vezes chegou a pensar se aquela oportunidade realmente seria para ele. “Caramba, será que é isso que tá acontecendo mesmo? Será que isso é pra mim? Mas eu vejo que é para mim, porque para eu chegar até aqui não foi nenhuma indicação. Ninguém foi lá e disse: chame ele! Foi através do meu Instagram. Dona Rosy quis contratar uma pessoa como eu mesmo. O pessoal gostou muito de mim, do meu carisma, do jeito que eu me entrego, né? Do meu jeito brincalhão”, afirmou.
Quem não prestigiou a apresentação no último dia 14, poderá ver o Cristian no ar através do canal da TV Ponta Negra no YouTube.
O Mais São João segue trazendo muita alegria ao longo dos próximos sábados (21) e (28), respectivamente.
