O lançamento da Coleção Poti ocorreu na tarde desta terça-feira (18), em um evento intimista no Platte For You, em Natal. O projeto colaborativo reuniu artesãos de diferentes regiões do estado em uma produção criativa que valoriza a identidade potiguar, com peças que carregam história, afeto e inovação.
O projeto é resultado da parceria entre o Sebrae-RN e o Instituto Riachuelo, conduzida ao longo de quase seis meses por meio de oficinas criativas, sob curadoria da marca de moda e impacto social Catarina Mina. O processo gerou uma coleção que traduz o fazer artesanal com sofisticação, promovendo também capacitação, desenvolvimento de produto e inserção no mercado.
Para o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a coleção representa um avanço na valorização dos produtos artesanais potiguares, agregando inovação e competitividade. “Foi um trabalho construído com muito cuidado, para que esses produtos ganhem mais visibilidade, se tornem comerciais e avancem no mercado com preço justo e qualidade. Agora, o maior desafio é fazer com que entrem e permaneçam no mercado, que possam voar mais alto”, ressaltou.
O envolvimento dos artesãos foi marcado por trocas intensas e aprendizados coletivos. “Foi um processo desafiante, mas muito rico. Tivemos a oportunidade de criar algo novo, com uma marca reconhecida nacionalmente, e mostrar a força do bordado seridoense”, contou Fabiana Silva, coordenadora da Casa do Artesão do Seridó. A expectativa, segundo ela, é que a coleção seja bem recebida, gere vendas e impulsione ainda mais a produção local.
Lariane Gomes, ceramista do coletivo Terra Poty, reforça que as criações foram inspiradas na diversidade natural do RN. “Passamos por várias reuniões e etapas até chegar ao desenvolvimento desses produtos. Cada peça traz um pouco da fauna, da flora e das paisagens do nosso estado”, disse.
Apoio do Sebrae-RN
A coleção, assim como os grupos de artesãos envolvidos, receberá o apoio do Sebrae-RN com consultorias e incentivos voltados à comercialização de seus produtos. Com suporte da instituição, a Coleção Poti será apresentada em eventos e feiras de moda, design e artesanato, posicionando o Rio Grande do Norte como referência nacional em produção artesanal de alta qualidade.
LEIA TAMBÉM: Brasil livre de gripe aviária após 28 dias sem casos
