Política

Ministro Barroso decide relator de ação do PSOL sobre IOF

Foto: Nelson Jr.

A ação do PSOL sobre IOF chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e abriu uma nova disputa interna entre os ministros. O partido tenta reverter a decisão do Congresso Nacional que derrubou o decreto presidencial relacionado ao Imposto sobre Operações Financeiras.

Leia também:
STF redes sociais: decisão impõe novas regras. Saiba o que muda

Inicialmente, o sorteio eletrônico indicou Gilmar Mendes como relator do caso. No entanto, o próprio ministro questionou a definição. Em despacho recente, Gilmar apontou que Alexandre de Moraes já conduz uma ação com tema semelhante, movida pelo PL no início do mês, e envolvendo os mesmos decretos.

Segundo Gilmar, os processos tratam dos Decretos 12.466/2025, 12.467/2025 e 12.499/2025. Ele defende que ambos abordam a legalidade dos atos presidenciais e a validade do veto parlamentar sobre o aumento do IOF.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“É indispensável analisar se o Presidente da República atuou nos limites legais e se o Parlamento seguiu a Constituição ao suspender os decretos”, afirmou o ministro.

Como resultado, Gilmar enviou um pedido ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, solicitando uma definição sobre a relatoria. O objetivo é evitar decisões conflitantes dentro da própria Corte.

Agora, cabe a Barroso decidir se a ação continua sob responsabilidade de Gilmar ou se será transferida para Moraes. Enquanto isso, o impasse em torno do IOF mantém acesa a tensão entre o Congresso Nacional e o governo federal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta sexta-feira (15), manter a anulação da Lava Jato contra o ex-ministro Antonio Palocci. A Segunda Turma analisou...

Política

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lançou neste sábado (16), em São Paulo, sua pré-candidatura à Presidência da República. O evento, realizado...

Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro realizou, neste sábado (16), em Brasília, uma bateria de exames clínicos. Foi a primeira vez que ele deixou sua casa...

Política

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou neste sábado (16) que lamenta a postura de Eduardo Bolsonaro após...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile