Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Política

Ministro Barroso decide relator de ação do PSOL sobre IOF

Foto: Nelson Jr.

A ação do PSOL sobre IOF chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e abriu uma nova disputa interna entre os ministros. O partido tenta reverter a decisão do Congresso Nacional que derrubou o decreto presidencial relacionado ao Imposto sobre Operações Financeiras.

Leia também:
STF redes sociais: decisão impõe novas regras. Saiba o que muda

Inicialmente, o sorteio eletrônico indicou Gilmar Mendes como relator do caso. No entanto, o próprio ministro questionou a definição. Em despacho recente, Gilmar apontou que Alexandre de Moraes já conduz uma ação com tema semelhante, movida pelo PL no início do mês, e envolvendo os mesmos decretos.

Segundo Gilmar, os processos tratam dos Decretos 12.466/2025, 12.467/2025 e 12.499/2025. Ele defende que ambos abordam a legalidade dos atos presidenciais e a validade do veto parlamentar sobre o aumento do IOF.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“É indispensável analisar se o Presidente da República atuou nos limites legais e se o Parlamento seguiu a Constituição ao suspender os decretos”, afirmou o ministro.

Como resultado, Gilmar enviou um pedido ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, solicitando uma definição sobre a relatoria. O objetivo é evitar decisões conflitantes dentro da própria Corte.

Agora, cabe a Barroso decidir se a ação continua sob responsabilidade de Gilmar ou se será transferida para Moraes. Enquanto isso, o impasse em torno do IOF mantém acesa a tensão entre o Congresso Nacional e o governo federal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

A conta de luz deve subir acima da inflação em 2025, conforme projeção divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão é...

Justiça

O julgamento de Bolsonaro no STF terá início no dia 2 de setembro e pode definir o futuro político do ex-presidente e de sete...

Brasil

Os Lençóis Maranhenses recebem oficialmente o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela UNESCO no ano passado. A cerimônia ocorreu em Barreirinhas, no...

Polícia

Os golpes digitais superam os roubos como o delito mais comum no Brasil. Nos últimos 12 meses, mais de 30 milhões de brasileiros foram...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO