Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

AGU confirma nova autópsia no corpo de Juliana Marins

Foto: Reprodução/Instagram

A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou nesta segunda-feira (30) que vai cumprir voluntariamente o pedido de nova autópsia no corpo da brasileira Juliana Marins, que morreu ao escalar o vulcão Rinjani, na Indonésia, no dia 21 de junho.

Leia também:
Traslado do corpo de Juliana Marins será feito nesta terça-feira (1º), diz companhia aérea

O pedido foi feito pela Defensoria Pública da União (DPU) e acatado pela 7ª Vara Federal de Niterói (RJ). O corpo de Juliana chegou ao Brasil nesta terça-feira (1º) e, segundo a DPU, a necrópsia deverá ocorrer em até seis horas após o desembarque, para garantir a preservação de evidências.

A AGU solicitou uma audiência urgente com a DPU e representantes do Estado do Rio de Janeiro, marcada para esta terça-feira (1º), às 15h, a fim de definir os detalhes do procedimento. A Polícia Federal já manifestou apoio para o transporte do corpo até o Instituto Médico Legal (IML), caso necessário.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A iniciativa da AGU atende a uma determinação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ordenou prioridade máxima no atendimento às demandas da família.

Dúvidas sobre a causa da morte

A nova autópsia foi solicitada por conta de inconsistências na certidão de óbito emitida pela Embaixada do Brasil em Jacarta, baseada em uma primeira autópsia feita na ilha de Bali. O laudo apontava morte imediata por traumatismo craniano no dia 21 de junho.

No entanto, imagens captadas por drones de turistas levantaram a suspeita de que Juliana poderia ter sobrevivido ao acidente inicial e aguardado por socorro por vários dias, o que poderia indicar omissão de socorro por parte das autoridades indonésias.

Segundo o procurador Glaucio de Lima e Castro, da AGU, o governo acompanha o caso desde o início com atenção humanitária e institucional.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Compreendemos que a postura mais adequada seria colaborar para que as providências solicitadas pela família sejam tomadas com celeridade e efetividade”, afirmou.

A expectativa é que o novo exame esclareça as reais causas e o momento da morte da jovem brasileira, cuja morte gerou comoção internacional.

Notícias relacionadas

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em rede social no sábado (16) em que aparece plantando uvas no Palácio do...

Mundo

Um tiroteio em restaurante no Brooklyn, Nova York, deixou três mortos e oito feridos na madrugada deste domingo (17). O ataque ocorreu por volta...

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (13), medida provisória que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para...

Justiça

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN), em decisão relatada pelo conselheiro George Montenegro Soares, determinou a abertura de...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO